Você já sentiu o gostinho do inverno em pleno outubro? Pois é exatamente essa a sensação que muitos paulistas estão vivenciando. Uma frente fria chegou com tudo e derrubou as temperaturas no estado de São Paulo. Nesta segunda-feira, a capital registrou o frio mais intenso para este mês em 11 anos, com os termômetros marcando apenas 11 graus Celsius.
E não para por aí. Nos próximos dias, esse friozinho deve ficar ainda mais rigoroso, com expectativas de que a temperatura alcance 8 graus na Grande São Paulo e até 5 graus na Serra da Mantiqueira. Não é todo dia que presenciamos uma virada assim nos termômetros, não é mesmo? Então, continue a leitura para entender como se preparar.
Como se proteger desse frio inesperado?
A Defesa Civil do Estado de São Paulo já emitiu um alerta para as baixas temperaturas que devem persistir até a próxima quarta-feira, dia 22. Sabia que abrigos para pessoas em situação de rua estão sendo mobilizados na estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô em São Paulo? É crucial estar atento aos riscos de improvisar aquecedores. Segundo o Tenente Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil, fogueiras ou latinhas com álcool são práticas perigosas e não devem ser utilizadas.
Frente fria e mais perigos pelo Brasil
Além do frio, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de vendavais, abrangendo desde Guarapuava no Paraná, passando por São Paulo e até atingindo a região de Uberlândia em Minas Gerais. Você sabia que essa mesma massa de ar frio pode causar fenômenos climáticos intensos em outras regiões?
Chuvas intensas no norte e nordeste: o que esperar?
Enquanto isso, no Brasil Norte e Nordeste, o centro-sul baiano, sudoeste do Pará e norte amazonense estão sob alerta laranja de chuvas intensas até terça-feira pela manhã, com possibilidade de registrar até 100 milímetros de água por dia. E não podemos deixar de lado o sul da Bahia e a região metropolitana de Salvador, que enfrentam perigo de acumulado de chuva, levando ao risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e até transbordamento de rios.
Esteja preparado e cuide-se diante das surpresas do clima!
Com informações da Agência Brasil