A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está se preparando para um debate marcante na próxima terça-feira, 28 de outubro, em comemoração aos seus 18 anos de existência. O encontro, fruto de uma parceria entre a EBC e a Universidade de Brasília (UnB), acontecerá às 10h, no Auditório Pompeu de Sousa, na Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. É uma oportunidade única para refletir sobre o passado e o futuro da comunicação pública no Brasil.
Figuras notáveis estarão presentes, incluindo a primeira presidenta da EBC, Tereza Cruvinel, e outros ex-presidentes como Ricardo Melo, Kariane Costa e Hélio Doyle. A ex-ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, e o professor da USP, Eugênio Bucci, também participarão, junto com Pedro Rafael Vilela, presidente do Comitê Editorial e de Programação da EBC.
Quem irá fazer parte dessa celebração?
Além das figuras públicas mencionadas, outras personalidades participarão deste evento especial. A diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, Dione Moura, e o professor Fernando Oliveira Paulino, coordenador do LaPCom e presidente da ALAIC, também marcarão presença, abrilhantando ainda mais o debate sobre a comunicação pública do país.
"A EBC volta para a universidade, onde cresceu o debate sobre comunicação pública no país, para debater não só nossas origens, mas o futuro que precisamos construir, de uma empresa pública relevante para a sociedade e essencial para a democracia em nosso país”, afirma o atual presidente da empresa, André Basbaum.
Como a EBC foi criada?
A história da EBC remonta a 24 de outubro de 2007, quando foi criada por um decreto presidencial. Nasceu da união entre a TVE e a Radiobrás, herdeira de um rico legado de mais de um século da comunicação pública brasileira, iniciado pela Rádio Sociedade do Rio, hoje conhecida como Rádio MEC, que em 2025 completará 102 anos de história.
Como você pode participar?
O evento está aberto ao público e à comunidade acadêmica. Para participar, é necessário realizar uma inscrição através do e-mail cerimonial@ebc.com.br, informando nome, órgão ou faculdade, CPF e telefone.
Com informações da Agência Brasil