Manaus abre suas portas para uma série de eventos especiais no mês da consciência negra. O destaque vai para a exposição coletiva “Amazônia Preta”, que começa neste sábado, dia 1º de novembro, no Palacete Provincial, em pleno Centro Histórico da capital amazonense. Quer saber como essa mostra pretende reconectar você com as raízes africanas, celebrar a ancestralidade e explorar novas perspectivas sobre a negritude? Continue lendo para desvendar essa fascinante programação.
A “Amazônia Preta” é um reflexo vibrante da criatividade e intercâmbio cultural, resultado de uma residência artística inovadora chamada Pretoberância. Este projeto reuniu artistas negros da Amazônia em um espaço que convida à reflexão, à criação coletiva e à desconstrução de narrativas tradicionais. As obras, que você encontrará lá, buscam resgatar memórias, questionar visões hegemônicas e afirmar a cultura africana através de uma lente contemporânea.
O que esperar da abertura desta mostra inovadora?
O início da exposição será marcado por um cortejo animado do grupo Maracatu Pedra Encantada. O cortejo irá partir da charmosa Praça Heliodoro Balbi, levando você em uma viagem musical e cultural até o Palacete Provincial. Uma experiência que promete mexer com os sentidos e preparar o espírito para o que vem a seguir, sob uma atmosfera de celebração e resistência.
Quais surpresas visuais aguardam o público na fachada do Palacete?
Prepare-se para uma intervenção artística memorável: “Gigantes da Memória”. Com ilustrações majestosas ocupando as 17 janelas do edifício histórico, a intervenção homenageia personalidades negras amazônicas de destaque nas áreas de artes, educação, ciência e cultura. Cada janela, uma nova história para descobrir e admirar.
Por quanto tempo você poderá aproveitar essa experiência cultural?
Se você pensa que essa oportunidade é efêmera, não se preocupe! A exposição “Amazônia Preta” permanece em cartaz até o dia 22 de novembro. Tempo mais do que suficiente para se programar, revisitar e absorver cada detalhe dessa vivência cultural imperdível.
Qual é a importância do Palacete Provincial para a cultura regional?
Além de ser um palco para estas expressões artísticas, o Palacete Provincial é um imponente guardião da história e cultura da Amazônia. Inaugurado em 1874, o local abriga quatro museus, incluindo o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca do Amazonas. Juntos, os espaços reúnem cerca de 400 mil itens no acervo, uma verdadeira fonte de conhecimento e inspiração, conforme destaca a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.
Com informações da Agência Brasil