Você sabia que grandes debates e iniciativas sobre sustentabilidade estão tomando conta de São Paulo? Desde esta terça-feira, o Summit Agenda SP + Verde está acontecendo no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital. Este evento é um importante precursor da Cop 30, marcada para acontecer em Belém, e traz à tona conversas urgentes sobre desenvolvimento sustentável e economia verde. Quer saber mais sobre como isso pode impactar nosso futuro?
Com uma programação rica, o evento aborda quatro eixos essenciais: finanças verdes, resiliência das cidades, justiça climática e transição energética. Cada um desses temas é fundamental para o nosso presente e futuro, em um mundo que busca harmonizar economia e meio ambiente. Surpreendentemente, o transporte tem sido um vilão silencioso nessa equação, representando quase metade das emissões de gases do setor energético no Brasil. Isso te faz pensar sobre o quanto ainda temos a percorrer rumo a um futuro mais limpo, não é?
O que é discutido sobre finanças verdes?
O conceito de finanças verdes surge como um promissor eixo que procura integrar sustentabilidade aos mercados financeiros. A palestra de Ana Flávia Nogueira, diretora do Centro de Inovações e Novas Energias da Unicamp, destaca a urgência de o Brasil reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. As energias renováveis, como solar e eólica, são apontadas como caminhos viáveis para essa transição crítica.
Como a justiça climática impacta as comunidades?
Imagine viver em um lugar diretamente afetado por mudanças climáticas, sem receber suporte adequado. A justiça climática busca reverter isso ao garantir que quem polui, paga, e quem protege, recebe. Jaqueline Gil, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília, reforça essa ideia e destaca o papel do turismo responsável na proteção das comunidades locais. Não soa mais justo?
Por que a resiliência urbana é fundamental?
Cidades resilientes têm maior capacidade de enfrentar mudanças climáticas e seus efeitos. Durante o Summit Agenda SP + Verde, estratégias para tornar nossas cidades mais resistentes a desastres naturais estão no centro das discussões. Como podemos melhorar nossas cidades agora para colher os benefícios no futuro?
Qual é a solução para a dependência dos combustíveis fósseis?
Com o transporte responsável por 47% das emissões do setor de energia no Brasil, a necessidade de investir em energia renovável nunca foi tão urgente. A transição para fontes limpas, como energia solar e eólica, é um dos passos essenciais para alcançar a descarbonização. Será que o Brasil está preparado para essa mudança?
O evento é gratuito e continua até quarta-feira, 5 de novembro. Para garantir sua participação, basta se inscrever na plataforma de ingressos Sympla.
*Com colaboração de Dimas Soldi
Com informações da Agência Brasil