A cena turística nas favelas do Rio de Janeiro acaba de ganhar um belo reforço. Na Favela Turismo, em parceria com o Sebrae, formou 100 novos profissionais nesta quarta-feira (5) para atuar como condutores turísticos nas comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Vidigal. Você já imaginou um passeio por essas áreas cheio de histórias e detalhes contados por quem vive o dia a dia ali? Esse é o grande diferencial do turismo de base comunitária, que coloca os moradores como protagonistas.
Este projeto não está sozinho; ele conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, com o objetivo de fortalecer o setor turístico local. Além de promover o protagonismo dos moradores, o curso de capacitação traz tópicos essenciais, como:
- Turismo receptivo e de base comunitária: compreenda como cada detalhe importa;
- Melhor atendimento ao turista (hospitalidade): refinando o acolhimento;
- Regularização (MEI e Cadastur), finanças e marketing digital para guias: levando seu serviço a outro patamar.
Renan Monteiro, idealizador da plataforma Na Favela Turismo, destaca a importância dessa qualificação. Ele acredita que, ao entregar um produto aprimorado, os turistas felizes se tornam promotores do destino, aumentando a demanda e, consequentemente, os impactos positivos nas favelas.
Quem são esses novos condutores turísticos?
Jonathan Lima de Brito é um deles. Ele é mototaxista e compartilha como a sua jornada sobre duas rodas abriu as portas para sua capacitação como guia de turismo. "Quando era mais novo, cometi erros, paguei por eles e busquei me redimir. Comecei com uma moto alugada, fui juntando dinheiro, comprei minha própria moto e hoje busco seguir em frente", relata Jonathan.
O sonho de Jonathan vai além. Ele quer abrir seu próprio negócio de roteiros guiados por motocicletas e aprender novas línguas. Encontrou no projeto Na Favela Turismo uma oportunidade para mudar de vida: "Me apresentaram a primeira reunião, eu gostei e vi que ali era uma coisa boa. Que muitas portas iriam se abrir para nós", completa.
Com informações da Agência Brasil