22° 21° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

30 delegações ainda estão em negociação de hospedagem para a COP 30

Às vésperas da tão aguardada 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Belém se prepara para recepcionar delegações de quase todos os países do mundo. Valter Correia, o Secretário Extraordinário para o evento no Brasil, revelou que

07/11/2025

07/11/2025

Às vésperas da tão aguardada 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Belém se prepara para recepcionar delegações de quase todos os países do mundo. Valter Correia, o Secretário Extraordinário para o evento no Brasil, revelou que, para a conferência que se inicia na próxima semana, as acomodações para essas delegações estão quase totalmente garantidas.

Correia destacou: “Temos 160 delegações já com acomodações, tudo pronto, que estão chegando. A participação mais efetiva das delegações começa na próxima segunda-feira (10), e pode ser que esse número já tenha aumentado. Estávamos com 30 delegações em negociações bastante avançadas na área de hospedagem. Acredito que vamos ter quase a totalidade das partes da ONU presentes em Belém”.

Qual é a prioridade do Brasil na COP30?

Um dos objetivos principais do Brasil como anfitrião é garantir uma ampla participação social nos debates. "Nas últimas COPs a participação social foi um pouco mais restrita. A COP no Brasil, que tem uma cultura de participação social muito forte, de todos os povos indígenas e outras ONGs do mundo inteiro, então acredito que sim, teremos uma das maiores participações sociais de todos os tempos. Para nós, isso é absolutamente fundamental”, afirma o secretário.

Que legado a COP30 deixará em Belém?

Correia também destacou as obras de infraestrutura realizadas na capital paraense, salientando que muitas das melhorias permanecerão como um legado positivo para a população. Segundo ele, "Mudamos absurdamente a realidade da cidade de Belém. Pará não é o mesmo. A região Norte não é a mesma. O desenvolvimento aqui é muito nítido, o investimento que foi feito aqui proporciona a melhoria da vida de muitas pessoas. Só em Belém mais da metade da população tá sendo atingida diretamente pelas obras de saneamento básico, de drenagem”.

Quanto foi investido em melhorias para Belém?

De acordo com o secretário da COP30, cerca de R$ 6 bilhões foram investidos em melhorias para a cidade, com mais de R$ 4 bilhões provenientes do governo federal. Esses investimentos em infraestrutura garantem não apenas a realização do evento global, mas também uma melhoria significativa na qualidade de vida local.

*Com a colaboração de Fabíola Sinimbu



Com informações da Agência Brasil

Tags