Você sabia que hoje marca o início de um dos eventos climáticos mais importantes do ano? Após meses de expectativa e muito planejamento, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima abre suas portas nesta segunda-feira (10), prometendo trazer discussões cruciais para o futuro do nosso planeta. A cerimônia de abertura, marcada para as 10h na Zona Azul, em Belém, conta com a presença de figuras ilustres como o presidente Lula e diversos líderes internacionais, prontos para debater soluções e propostas para as questões climáticas globais.
Entre os participantes, destacam-se adolescentes e jovens de seis estados brasileiros, organizados pela Unicef, incluindo indígenas, quilombolas e ribeirinhos, engajados na luta ambiental. Esta é apenas a ponta do iceberg, já que dezenas de atividades estão agendadas para este primeiro dia da COP30, demonstrando a importância da inovação e do diálogo para enfrentar os desafios ambientais.
O que você pode esperar do evento de abertura?
A abertura oficial, às 10h, promete ser um espetáculo de diversidade e compromisso global. Com a presença do presidente Lula e do presidente da COP, André Corrêa do Lago, a cerimônia já começa com grande expectativa. Além disso, os conflitos de jovens brasileiros trazem uma perspectiva fresca e diversa para o cenário climático.
Como a En-Zone pode impactar o empreendedorismo amazônico?
Logo mais, às 15h, a abertura da En-Zone no Parque Urbano Belém Porto Futuro pretende mostrar como o empreendedorismo pode impulsionar a economia da região amazônica. Aqui, inovação se junta à tradição, provando que é possível prosperar respeitando o meio ambiente.
Quais parcerias inovadoras serão lançadas?
Às 15h20, o lançamento do "Grupo de Ciência e Filantropia para a Transformação de Sistemas Alimentares" promete ser um ponto alto. Esta iniciativa, entre a Embrapa e entidades internacionais, trará a visão da economista Nobel Esther Duflo, refletindo sobre como ciência e filantropia podem contribuir para soluções alimentares sustentáveis.
Como os saberes tradicionais contribuem para a justiça climática?
Na parte da tarde, a Zona Verde irá especializar-se nas tradições amazônicas com apresentações sobre os "Saberes Tradicionais Quilombolas e Populações Amazônicas como Alavanca para a Justiça Climática Global", evidenciando o poder das práticas locais na agenda ambiental global.
O que vem a seguir na COP30?
Apesar da intensidade das atividades de hoje, este é apenas o começo. A COP30 continua até o dia 21 de novembro, reunindo mais de 190 países em um compromisso compartilhado de enfrentar desafios ambientais e buscar soluções para um futuro sustentável. Não perca as próximas atualizações e análises sobre este evento transformador.
Com informações da Agência Brasil