35° 27° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

RJ: Iphan abre programação do Mês da Consciência Negra neste sábado

Marcando presença significativa no calendário cultural do Rio de Janeiro, o Mês da Consciência Negra ganha destaque a partir deste sábado (8), promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com foco em promover a justiça so

07/11/2025

07/11/2025

Marcando presença significativa no calendário cultural do Rio de Janeiro, o Mês da Consciência Negra ganha destaque a partir deste sábado (8), promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com foco em promover a justiça social e reconhecimento dos direitos da população negra, o evento "Patrimônio e Reparação" se estende até o início de dezembro, celebrando a riqueza cultural de matriz africana espalhada por todo o Brasil.

A programação rica e diversificada promete atrair públicos variados, com mais de 40 ações espalhadas pelo país. A coordenadora do Comitê Permanente de Proteção do Patrimônio de Matriz Africana do Iphan, Aretha Santos, compartilha algumas novidades: "O Rio de Janeiro lidera com aproximadamente 15 eventos, oferecendo uma verdadeira imersão cultural por meio de rodas de samba, exposições, oficinas e debates".

Quais são os destaques do Mês da Consciência Negra no Rio?

Localizadas na região central e nas zonas sul e oeste do Rio, as atividades culturais não deixam a desejar. Entre os principais destaques estão as exposições no histórico Paço Imperial. Esta icônica construção abrigará mostras de renomados artistas contemporâneos como Maria Bonomi, Voluspa Jarpa, Analu Cunha e João Modé, proporcionando um mergulho profundo na arte de matriz afro.

Como a Caravana África Diversa celebra a cultura afro-brasileira?

A Caravana África Diversa é outro evento imperdível no calendário, planejado para acontecer entre 22 e 30 de novembro. Este festival reúne espetáculos de música, dança e outras expressões culturais afro-brasileiras no Centro Nacional de Referência Cultural e de Pesquisa do Iphan, destacando a rica diversidade da cultura afro no Brasil.

Como acessar a programação completa?

Para aqueles que desejam mergulhar de vez no universo cultural proposto pelo Mês da Consciência Negra, a agenda completa com informações detalhadas sobre locais e horários está disponível para consulta no site do Iphan. Aproveite a oportunidade para participar e enriquecer sua experiência cultural!



Com informações da Agência Brasil

Tags