31° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais

Você já se perguntou como é a rotina de um correspondente internacional? Imagina-se cobrindo eventos históricos ao redor do mundo? Nesta terça-feira, às 23h, na TV Brasil, o DR com Demori traz a jornalista Heloisa Villela para compartilhar suas experiênci

18/11/2025

18/11/2025

Você já se perguntou como é a rotina de um correspondente internacional? Imagina-se cobrindo eventos históricos ao redor do mundo? Nesta terça-feira, às 23h, na TV Brasil, o DR com Demori traz a jornalista Heloisa Villela para compartilhar suas experiências fascinantes e algumas das histórias que viveu ao longo de mais de 30 anos de carreira, incluindo a cobertura do fatídico 11 de setembro em Nova York. Esta é uma oportunidade imperdível para quem quer entender mais sobre o impacto da política americana e brasileira nos últimos anos.

Heloisa Villela, que já passou por veículos renomados como O Globo, TV Globo e Rede Record, nos leva em uma viagem através de sua carreira, que começou de maneira despretensiosa. Com o espírito aventureiro, ela decidiu buscar novas experiências fora do país sem um plano definido. Que surpresas a esperaram no seu caminho?

Como começou a trajetória internacional de Heloisa Villela?

“Ninguém me mandou para lá. Eu ia passar um ano fora, era só esse o projeto. Tinha 25 anos. Queria viajar um pouco, ganhar experiência e aprender inglês,” relembra Heloisa. Sua jornada em Nova York deu início a uma carreira notável, com um simples convite para fazer colaborações esporádicas para o O Globo. Não foi preciso muito tempo para que impecáveis reportagens abrissem as portas de um mundo novo para Heloisa.

Quais foram os primeiros desafios enfrentados em Nova York?

Logo ao chegar, a jornalista cobriu um show do Gilberto Gil de maneira inusitada. "Uma das primeiras coisas que eu fiz foi um show do Gilberto Gil, que aconteceu em um lugar aberto, todo mundo em pé, maravilhoso. Depois fui de penetra no camarim dele, bati na porta, e ele me deu uma entrevista que acabou virando matéria de capa”, explica Villela, descrevendo seu início improvável em territórios americanos.

Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais
Heloisa Villela é a convidada do programa DR com Demori desta semana - Valter Campanato/Agência Brasil

Como foi cobrir o atentado de 11 de setembro?

Para Heloisa Villela, o atentado de 11 de setembro foi um marco importante em sua carreira. “Eu estava com o meu filho recém-nascido em casa. Meu então marido me ligou e disse: ‘Liga a televisão, acho que a sua licença-maternidade acabou’.”, ela relembra. Em meio ao caos, Villela pegou seu filho, algumas fraldas e o berço portátil, e se dirigiu ao trabalho para começar uma das coberturas mais difíceis de sua vida.

Por que Heloisa Villela decidiu voltar ao Brasil?

Depois de muitos anos de serviço no exterior, Heloisa retornou ao Brasil em busca de maior conexão com o resultado de seu trabalho. “Eu não aguentava mais não ter nenhum tipo de conexão mais profunda com o resultado do meu trabalho. Entrei na faculdade de jornalismo porque achava que podia fazer modificações importantes na vida das pessoas, e nunca ia fazer isso nos Estados Unidos”, ela afirma.

Como é a vida de Heloisa Villela hoje?

Heloisa decidiu seguir no jornalismo político, sendo atualmente comentarista do portal ICL Notícias, em Brasília. “Eu acho que cobrir política não podia ter sido a melhor decisão, porque eu queria trabalhar em algo que estivesse intrinsecamente ligado à vida da população, mesmo que fosse difícil”, aponta Villela, ressaltando a importância desse segmento para a democracia.

Para Villela, o jornalismo é uma ferramenta vital, capaz de promover a democracia, fazer alertas, críticas e ajudar a população a entender o cenário que a cerca, incentivando-a a cobrar por melhorias.

Não perca a oportunidade de se inspirar com esta história de determinação e aventura profissional. Após a exibição na TV Brasil, o DR com Demori estará disponível na íntegra no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. Além disso, o programa é transmitido simultaneamente na Rádio MEC, e as entrevistas estão acessíveis no Spotify em formato de podcast.



Com informações da Agência Brasil

Tags