29° 27° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Pesquisa aponta tempo e custo como barreiras para consumo de cultura

Você já se perguntou por que tantos brasileiros deixam de consumir cultura? Pois é, a falta de tempo é o maior vilão nessa história, afetando 33% das pessoas. E não para por aí: o desinteresse vem em seguida, impactando 29%, enquanto 24% da população apon

05/12/2025

05/12/2025

Você já se perguntou por que tantos brasileiros deixam de consumir cultura? Pois é, a falta de tempo é o maior vilão nessa história, afetando 33% das pessoas. E não para por aí: o desinteresse vem em seguida, impactando 29%, enquanto 24% da população aponta a falta de dinheiro como barreira. Esse cenário foi revelado pela Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil, lançada durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Cultura e conduzida pelo Instituto Nexus, ouviu 2.016 brasileiros, buscando uma visão ampla sobre nossos hábitos culturais. Sem esses dados, políticas públicas ficavam sem rumo, como destacou a ministra Margareth Menezes. Agora, com esse mapa em mãos, novos caminhos para investir em cultura podem ser traçados.

Quais são os hábitos culturais dos brasileiros hoje?

Segundo André Jácomo, diretor de pesquisa do Instituto Nexus, os brasileiros enxergam a cultura como parte essencial da nossa identidade, abrangendo valores, crenças e tradições. E, claro, todos têm suas preferências: 53% adoram música, enquanto 52% não abrem mão de um bom filme, seguidos de perto pelas séries, que conquistam 40% dos corações.

Por que visitar equipamentos culturais é tão raro?

Parece que muitos brasileiros têm deixado os eventos culturais para depois. Apenas 24% participaram de shows ou festivais de música nos últimos 30 dias, e 23% foram ao cinema. Feira ou festa literária atraiu 15%, enquanto bibliotecas e teatros tiveram 8% e 7%, respectivamente. O mais intrigante? Quase metade da população não visitou nenhum desses locais!

Como o desejo cultural se manifesta na prática?

Apesar das visitas escassas, o desejo de explorar a cultura permanece vivo: 33% almejam um passeio ao cinema, 27% querem shows ou festivais e 18% desejam uma noite de teatro. No quesito festas, o São João é o queridinho, superando até o famoso carnaval!

Qual é o papel da tecnologia no consumo cultural?

O celular é o rei do consumo cultural, sendo o meio preferido por 62% dos brasileiros. A televisão ainda brilha com 53%, enquanto o rádio fica um pouco atrás, com 9%. Nas plataformas de streaming, a Netflix lidera, presente nos lares de 58% dos brasileiros, seguida pelo YouTube Premium e Globoplay.

A cultura brasileira tem o respeito que merece?

Embora 34% achem que a cultura nacional é reconhecida mundialmente, 71% acreditam no impacto positivo dela para o Brasil internacionalmente. O apoio local também é valorizado: 84% apoiam artistas e produtores nacionais. Além disso, 53% veem a cultura como prioridade na agenda do governo atual, apontando um futuro promissor para esse setor tão vibrante.



Com informações da Agência Brasil

Tags