Hoje é um dia especial para milhares de brasileiros. Se você é um dos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tem um Número de Inscrição Social (NIS) de final 1, prepare-se: o Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110, será depositado nesta quarta-feira (10). Esta ajuda essencial, que teve seu montante estabelecido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, já está garantida até o final de 2026, após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição no ano passado.
Você já deve saber que o programa auxilia 4,4 milhões de famílias somente neste mês, mas sabia que o pagamento do benefício acontece a cada dois meses, seguindo o calendário do Bolsa Família? Ou seja, os repasses se estendem até o dia 23 de dezembro, atingindo também aqueles com NIS final 0.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Fique atento às regras: para ser elegível ao Auxílio Gás, é preciso estar devidamente registrado no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei ainda prioriza a mulher responsável pela família e aquelas que são vítimas de violência doméstica.
Qual o futuro do Auxílio Gás com o programa Gás do Povo?
Em uma novidade interessante, o governo lançou em setembro o inovador programa Gás do Povo. A mudança vem com a promessa de triplicar o número de beneficiados, chegando a quase 15 milhões de famílias. Em vez de dinheiro, agora você poderá retirar as recargas do botijão em revendedoras credenciadas. Foi um grande passo estratégico, que começou a ser implementado ainda em novembro para um milhão de famílias em diversas capitais brasileiras como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Essas iniciativas mostram como o governo está inovando e expandindo suas políticas para garantir sustento e dignidade para mais e mais brasileiros. Portanto, fique de olho nos seus direitos e nos benefícios aos quais você tem acesso!
Com informações da Agência Brasil