27° 26° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Tudo pronto para o 1º lançamento comercial de um foguete no Brasil

O futuro do Brasil no espaço está prestes a decolar com o lançamento do foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace. A missão acontecerá nesta quarta-feira (17), às 15h45, no horário de Brasília, a partir do Centro de Lançamento d

16/12/2025

16/12/2025

O futuro do Brasil no espaço está prestes a decolar com o lançamento do foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace. A missão acontecerá nesta quarta-feira (17), às 15h45, no horário de Brasília, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Essa será uma estreia marcante, pois é o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do solo brasileiro, quase um presente de Natal antecipado para amantes da exploração espacial.

Organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), esta operação, chamada de Operação Spaceward, marca um avanço significativo no Programa Espacial Brasileiro. E, haja fôlego, a janela de lançamento se estende até 22 de dezembro, garantindo toda uma semana de expectativa até que tudo esteja a postos.

Por que o lançamento Hanbit-Nano é um marco?

Segundo o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, "Será um voo inaugural a partir do Brasil, simbolizando a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais". Isso coloca o Brasil no mapa dos países capazes de realizar lançamentos espaciais comerciais, pronto para competir em um mercado tecnicamente desafiador e altamente lucrativo.

O que é a Operação Spaceward?

A missão não é só tecnológica, mas também uma incrível empreitada colaborativa. Cerca de 400 profissionais estão envolvidos na operação, entre brasileiros e sul-coreanos, juntando forças para tornar essa experiência unicamente interessante.

Como Alcântara muda a estratégia espacial do Brasil?

Alcântara se torna, assim, uma joia estratégica no Atlântico, capaz de atrair investimentos e inovações. O Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira afirmou que "É um marco que demonstra nossa maturidade técnica e insere o Brasil no mercado global de lançamentos comerciais." Uma obra de engenharia que servirá de âncora para futuros desenvolvimentos.

Qual é a missão do Hanbit-Nano?

O Hanbit-Nano, um colosso de 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas, está preparado para transportar pequenos satélites e dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra (LEO), até uma altitude de cerca de 300 km. Entre as cargas úteis estão cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais, impulsionados por uma tecnologia de propulsão híbrida que combina combustível sólido e líquido.

Para completar, você pode acompanhar todos os detalhes e atualizações diretamente do site da Última Hora. Estaremos todos de olho no céu, esperando que nada impeça este grande passo para o Brasil no cenário mundial.



Com informações da Agência Brasil

Tags