33° 27° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do Rodízio Municipal de Veículos para carros leves, começando nesta segunda-feira, 22 de dezembro, devido ao baixo trânsito típico de fim de ano. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que essa su

22/12/2025

22/12/2025

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do Rodízio Municipal de Veículos para carros leves, começando nesta segunda-feira, 22 de dezembro, devido ao baixo trânsito típico de fim de ano. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que essa suspensão se estenderá até o dia 9 de janeiro de 2026. No entanto, fique atento: a restrição voltará a ser aplicada já na segunda-feira, 12 de janeiro.

A decisão foi oficialmente publicada no Diário Oficial da Cidade na quinta-feira, 27 de novembro. No entanto, os veículos pesados, como caminhões, continuam sujeitos ao rodízio, com restrições na Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e na Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O que muda com a suspensão do rodízio?

A adoção da Operação Horário de Pico, conhecida como o rodízio municipal, é essencial para gerenciar o tráfego intenso na cidade. Esse sistema restringe a circulação de veículos no Anel Viário de São Paulo durante os horários mais movimentados do dia: das 7h às 10h e das 17h às 20h. Com a suspensão temporária, esses horários ficarão livres para carros leves, embora medidas especiais ainda sejam aplicadas aos veículos pesados.

Quais áreas são impactadas pelo rodízio?

Durante o período de rodízio, os veículos são proibidos de circular no Centro Expandido, uma região abrangente que inclui as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas como Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, entre outras, além do Complexo Viário Maria Maluf e Viaduto Grande São Paulo. A suspensão do rodízio em breve permitirá um fluxo mais livre nessas áreas.

Quais são as penalidades em caso de infração?

É fundamental lembrar que desobedecer as regras do rodízio pode resultar em consequências sérias. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, se um motorista for pego circulando em horários e locais proibidos, estará cometendo uma infração média, sujeita a uma multa de R$ 130,16 e ao acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.

*Estagiário da Agência Brasil sob supervisão de Odair Braz Junior



Com informações da Agência Brasil

Tags