A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para a orla do Rio de Janeiro, que começará às 12h desta quarta-feira, dia 31, com previsão de término às 6h da manhã de quinta-feira, 1° de janeiro. Durante esse período, as ondas podem chegar a até 2,5 metros, representando um risco significativo para banhistas e pequenas embarcações.
Se você planejava um passeio pela orla do Rio nesta virada de ano, é importante estar atento. A ressaca, que é um fenômeno natural, pode causar um aumento considerável na agitação do mar, com fortes correntes e valas. As ondas têm o potencial de invadir a orla e ciclovias, tornando indispensável seguir orientações de segurança da Marinha e do Corpo de Bombeiros.
Por que você deve evitar o mar durante a ressaca?
Segurança em primeiro lugar! As ondas avançam sobre a orla e representam perigo não apenas para quem está nadando, mas também para ciclistas e pedestres. A melhor decisão é evitar o mar e as áreas próximas durante o aviso, preservando sua segurança e de seus familiares.
Quais medidas de segurança são essenciais?
- Evitar o banho de mar e não praticar esportes aquáticos durante a ressaca.
- Não ficar em mirantes ou em áreas muito próximas ao mar.
- Respeite as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros; eles estão aqui para garantir sua segurança.
- Pescadores devem abster-se de navegar enquanto o alerta estiver em vigor.
- Evitar pedalar na ciclovia caso as ondas comecem a invadi-la.
- Em caso de emergência, nunca tente realizar resgates por conta própria. Contate o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 imediatamente.
Fique atento aos avisos e siga as recomendações para garantir sua segurança e a daqueles ao seu redor durante a vigência do alerta de ressaca no Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Brasil