33° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Wikipédia chega aos 25 anos entre os 10 sites mais acessados do mundo

Com mais de 66 milhões de artigos em cerca de 300 idiomas, a Wikipédia destaca-se como a grande enciclopédia online do mundo. Iniciada em 2001, ela completará 25 anos de existência em 2026, figurando entre os dez sites mais visitados globalmente. Em meio

03/01/2026

03/01/2026

Com mais de 66 milhões de artigos em cerca de 300 idiomas, a Wikipédia destaca-se como a grande enciclopédia online do mundo. Iniciada em 2001, ela completará 25 anos de existência em 2026, figurando entre os dez sites mais visitados globalmente. Em meio à era digital dominada pela inteligência artificial, a Wikipédia mantém firme seu ideal: "uma lógica centrada em humanos, em humanos fazendo curadoria de conhecimento", conforme afirma Érica Azzellini, presidente da Wikimedia Brasil.

Com o lema "A enciclopédia livre que todos podem editar", a Wikipédia se propõe a ser um centralizador do conhecimento, onde a informação é acessível gratuitamente. Ao longo dos anos, uma comunidade coesa de colaboradores, editores e entusiastas se formou, assegurando que o projeto se mantenha colaborativo e vivo.

Como a Wikipédia funciona?

A criação dos verbetes na Wikipédia é um exercício de colaboração. Qualquer pessoa pode escrever um artigo, e esses textos ficam disponíveis para editoração posterior. Este esforço coletivo é guiado por três pilares: manter um ponto de vista neutro, garantir a verificabilidade através de fontes confiáveis, e evitar pesquisas originais. Desde 2003, tudo é gerido pela Fundação Wikimedia, instituição sem fins lucrativos, que adota sistemas rigorosos de segurança para assegurar a confiabilidade, como registros de usuários e ferramentas de controle automatizadas para detectar erros e vandalismo.

Imagem sobre funcionamento da Wikipédia

“Dentro da construção de verbetes, algo que é muito interessante da nossa dinâmica é que a gente não tem medo do que é contraditório também,” destaca Azzellini. "Desde que sejam embasadas em fontes confiáveis, visões opostas são bem-vindas, enriquecendo o conteúdo”, explica.

O legado de 25 anos

No Brasil, a Wikipédia é uma ferramenta de pesquisa online fundamental. Em momentos de crise, como a pandemia de covid-19 em 2020, ela serve como um indicador das preocupações do público, com verbetes sobre temas como Gripe Espanhola e Jair Bolsonaro liderando o ranking de acessos. Em 2024, o ChatGPT se tornou o verbete mais acessado no país.

Além disso, programas colaborativos ligam a enciclopédia a instituições de renome, como o Arquivo Nacional e a USP, que constantemente atualizam seus verbetes. Projetos como o Laboratório Mulheres Indígenas na Wikipédia, da Universidade Federal Fluminense, são exemplos de iniciativas que buscam um conteúdo acadêmico robusto sobre grupos específicos.

Para Elisa Frühauf Garcia, da UFF, “a Wikipédia deixa de ser apenas uma fonte de consulta para se afirmar como um ambiente formativo dinâmico”. A professora enfatiza a inovação e transformação trazidas por este projeto.

Inteligência artificial: aliada ou rival?

A ascensão da inteligência artificial trouxe novos desafios para a Wikipédia. A Fundação Wikimedia revelou que o acesso à plataforma caiu 8% no último ano, enquanto sistemas como o ChatGPT dispararam em popularidade, sendo o quarto site mais visitado em novembro.

Apesar desse cenário, Érica Azzellini enfatiza que a Wikipédia continuará baseada na curadoria humana. Segundo ela, "a inteligência artificial não é inimiga"; ela pode até facilitar o trabalho dos editores, desde que respeite princípios fundamentais como transparência e verificabilidade.

A celebração dos 25 anos

Os 25 anos da Wikipédia serão comemorados com uma festa virtual no dia 15 de janeiro. Além disso, a Wikimedia Brasil lançará o livro A Wikimedia no Brasil: o Poder e os Desafios do Conhecimento Livre, que promete explorar o impacto do projeto no Brasil. São capítulos que destacam a formação da comunidade local e sua relação com setores educacionais e culturais.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Tokarnia



Com informações da Agência Brasil

Tags