O clima no Rio de Janeiro para este domingo promete manter o céu nublado, com a previsão de chuva fraca e isolada pela manhã, junto com pancadas de chuva à tarde e à noite. Você pode estar se perguntando como essas mudanças climáticas podem influenciar seu final de semana na Cidade Maravilhosa. Vamos descobrir juntos o que isso significa para você e sua família.
Os ventos moderados complementam o cenário, ao lado de uma notável queda nas temperaturas. A previsão aponta para uma máxima de 29°C e uma mínima de 20°C, o que representa uma diferença significativa em relação à mínima do dia anterior. Mas o que isso realmente impacta em suas atividades ao ar livre?
Quais são os cuidados a se tomar com o mar de ressaca?
Se você planejava relaxar na praia, atenção! O mar está de ressaca, com ondas que podem alcançar até 3 metros. E neste sábado passado (3), os salva-vidas já realizaram 320 resgates no litoral fluminense!
Somente na famosa Copacabana, os guarda-vidas efetuaram 137 socorros, apesar das bandeiras vermelhas proibindo o banho. Na Praia da Barra da Tijuca, foram 82 resgates. Como prevenir acidentes e se manter seguro no litoral?
O que aconteceu com o jovem desaparecido?
Outro ponto de tensão que nos faz refletir sobre a segurança no mar: os guarda-vidas estão em busca, pelo quarto dia, de um jovem de 14 anos de Campinas, desaparecido na altura do posto 2 de Copacabana. A busca inesgotável inclui helicópteros, drones, mergulhadores e sonares. Como garantir que você e seus familiares estejam seguros?
Até quando vai o alerta de ressaca?
O alerta emitido pela Marinha do Brasil se estende até as 6h de segunda-feira (5). Mas, como você pode se preparar e se proteger durante esse período?
Como proteger você e sua família?
- Evite entrar no mar – a principal orientação é fugir do banho e esportes aquáticos durante a ressaca;
- Siga as instruções dos guarda-vidas – respeite as bandeiras vermelhas em áreas perigosas;
- Mantenha-se afastado de pedras e costões – essas áreas têm correntes e ondas traiçoeiras;
- Fuja de mirantes e orlas – as ondas podem machucar locais altos e surpreender;
- Foco nas crianças – vigie-as constantemente e mantenha-as longe da água;
- Chame ajuda – em casos de afogamento, contate imediatamente 193 ou 199.
Preparado para enfrentar as condições climáticas desse fim de semana? Compartilhe essas recomendações com seus entes queridos e aproveite o melhor do Rio de Janeiro com segurança!
Com informações da Agência Brasil