Imagine um Brasil onde a informação de qualidade chega a milhões de pessoas, especialmente em localidades que antes pouco tinham acesso à comunicação pública. Essa é a proposta ambiciosa do projeto Brasil Digital, que promete revolucionar o cenário da radiodifusão no país ao longo de 2026. Coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esse projeto prevê a inauguração de mais de 30 novas estações de rádio e televisão até o final do primeiro semestre.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sob a liderança de Andre Basbaum, aposta na expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) para fortalecer o direito à informação em todo o território nacional. Para ele, a presença de emissoras em diversas regiões representa uma mudança estrutural no acesso à comunicação pública, essencial para a transformação social.
O que motivou essa expansão da RNCP?
Nos bastidores desse processo audacioso está a missão de ampliar a oferta de serviços de radiodifusão digital, especialmente em municípios ainda não contemplados por estações licenciadas da Empresa Brasil de Comunicação ou da Câmara dos Deputados.
Como será feita a implementação das novas emissoras?
O sucesso desse projeto depende da escolha criteriosa de instituições parceiras que irão gerir a infraestrutura necessária. Em termos práticos, os investimentos federais se destinam à aquisição e instalação de tecnologias avançadas, como transmissores, antenas, e sistemas de recepção via satélite, além de equipamentos para climatização e supervisão remota.
Resultados já alcançados pela EBC em 2025. O que esperar mais?
Apenas no ano de 2025, a EBC comemorou a ativação de 14 novas estações, um feito realizado em parceria com emissoras públicas locais. Esse avanço permitiu que a TV Brasil alcançasse 120 milhões de telespectadores, enquanto as emissoras de rádio afiliadas chegaram a tocar a vida de 59 milhões de ouvintes ao redor do Brasil.
Quais cidades já se beneficiaram dessa expansão?
Em 2025, foram muitas as localidades que passaram a fazer parte desta revolucionária cobertura:
TV Digital
- Pref TV em Caruaru – PE
- Rede Minas em Divinópolis – MG
- TV Brasil em Sapezal – MT
- TV Educativa IFPR em Jacarezinho – PR
- TV Nova Aldeia em Rio Branco – AC
- TVE MS em Nova Andradina – MS
Rádio FM
- Rádio Ceará FM, em Fortaleza – CE
- Rádio IFPR, em Paranaguá – PR
- Rádio Nova FM, em Cuiabá – MT
- Rádio UENF, em Campos dos Goytacazes – RJ
- Rádio UFES, em Vitória – ES
- Rádio UFG, em Goiânia – GO
- Rádio UFS FM, em Aracaju – SE
- Rádio UniRV, em Rio Verde – GO
RNCP: O que é e qual sua função?
A RNCP se destaca como uma poderosa rede de emissoras filiadas à EBC, com a missão de democratizar a comunicação pública nacionalmente. Além de assegurar conteúdo de qualidade, essa rede prioriza a valorização da diversidade cultural e regional, alinhando-se aos princípios da legislação que norteia a criação da EBC.
Com informações da Agência Brasil