A cidade de São Paulo foi surpreendida com chuvas intensas na tarde desta quinta-feira (8), fazendo com que muitos paulistanos ficassem em alerta. A precipitação de cerca de 70mm atingiu estações de medição em Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, além de áreas importantes da capital, como Itaquera e Guaianazes. Também foram afetados os municípios de Poá, Suzano e Itaquaquecetuba.
A situação se agravou por volta das 16h, quando toda a capital paulista entrou em estado de atenção devido ao risco de alagamentos. No centro da cidade, a chuva atingiu 30mm e impactou, especialmente, as áreas da zona sul mais próximas da região central. Santo André e São Bernardo também sentiram os efeitos das intensas precipitações.
O que ocorreu durante a tempestade?
Conforme mais informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), houve registros de transbordamento nos córregos Guaratiba, em Guaianazes, e Três Pontes, no Itaim Paulista. Essa situação ocorreu até por volta das 17h, quando a tempestade começou a enfraquecer.
Como as chuvas impactaram a cidade?
A tempestade se formou de maneira isolada no interior, mas trouxe consigo potenciais problemas como a queda de granizo, rajadas de vento e alagamentos, além de ocasionar a queda de árvores pela cidade. Ao todo, foram registrados 11 pontos de alagamento, dos quais apenas um era transitável.
O Corpo de Bombeiros atendeu a três desabamentos e quatro chamados por enchentes. Felizmente, não houve vítimas.
Quais medidas preventivas foram adotadas?
A Defesa Civil estadual acionou sirenes de emergência para alagamentos em Ferraz de Vasconcelos. Segundo o órgão, "caso a chuva persista ou o cenário se agrave, o Plano de Contingência Municipal poderá ser acionado, com a remoção preventiva de famílias para locais seguros."
Com informações da Agência Brasil