Imagina uma semana inteira dedicada à música em várias formas: concertos, sessões de cinema e até cursos para iniciantes e veteranos. Assim é a Oficina de Música de Curitiba, que transformará a cidade até este domingo, dia 18 de janeiro. Comemorando sua 43ª edição, o evento se revela como o ponto alto de diversidade musical na capital paranaense. Mas o que faz desse evento uma experiência única? São mais de cem cursos que abrangem desde a música erudita até a popular. E se você acha que isso não é para todo mundo, pense melhor: este ano, o evento soma mais de 1.600 inscritos nas suas oficinas! Vai ficar de fora?
A história deste evento é tão rica quanto a música que ele celebra. Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, menciona que a Oficina tem raízes nos festivais internacionais de música da década de 60, trazendo para Curitiba artistas de todos os cantos do mundo. Ele destaca: "É sempre um momento de muita troca de informações. A gente fica bastante impressionado como as pessoas se conectam, se conhecem, se conectam e aqui se encontram... é uma festa muito grande, uma alegria muito grande a gente ver os alunos, sobretudo os mais jovens."
Quais são as atrações imperdíveis deste ano?
Prepare-se para encontros musicais emocionantes. Esta quinta-feira (15/1) te reserva uma apresentação do renomado Francis Hime no Teatro Guaíra. No sábado (17/1), a sua playlist dos Beatles ganhará vida com a apresentação da Banda Sinfônica. E para fechar com chave de ouro, no domingo, dia 18, acontece a montagem da ópera "O Morcego" de Johann Strauss. Marino Galvão Júnior nos revela: "Um teatro com uma estrutura cênica, com uma orquestra e podendo estar ali como protagonista, por exemplo, de uma ópera como essa... então, a característica da oficina é exatamente isso, a experimentação e poder colocar as pessoas na prova."
Onde acontecem as atividades da oficina?
Se você está em Curitiba, talvez já tenha esbarrado com a música ao virar uma esquina. Isso porque a oficina está tendo atividades por toda a cidade: teatros, parques, museus e até igrejas estão na lista de locais participantes. E a melhor parte? A maior parte dos eventos e cursos são gratuitos! Curioso para saber mais? Toda a programação está a um clique de distância, no site oficial da Oficina de Música de Curitiba.
Com informações da Agência Brasil