26° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Morre aos 89 anos a atriz e modelo Vera Valdez

O adeus a Vera Barreto Leite Valdez, a primeira supermodelo brasileiraNesta quinta-feira (15), aos 89 anos, o Brasil se despediu de Vera Barreto Leite Valdez, pioneira como supermodelo brasileira, que deixou um legado indelével na moda e nas artes. Conhec

15/01/2026

15/01/2026

O adeus a Vera Barreto Leite Valdez, a primeira supermodelo brasileira

Nesta quinta-feira (15), aos 89 anos, o Brasil se despediu de Vera Barreto Leite Valdez, pioneira como supermodelo brasileira, que deixou um legado indelével na moda e nas artes. Conhecida por sua elegância e talento, Vera foi homenageada pelo Teatro Oficina com a mensagem emocionada: “Voa, Vera! Etherna! Muito amor por essa maneca”. A causa de sua morte, assim como as informações sobre seu velório e sepultamento, ainda não foram divulgadas. Mas quem foi Vera Barreto Leite Valdez e por que sua história é tão significativa?

Vera Barreto Leite Valdez

Como Vera Barreto Leite começou sua carreira internacional de modelo?

Vera nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de maio de 1936, e logo cedo trilhou uma vida em terras estrangeiras, graças à profissão dos pais diplomatas. Sua trajetória na moda começou na Europa dos anos 1950, espelhada por passarelas de renome como as de Christian Dior e Coco Chanel. Como uma das primeiras brasileiras a conquistar espaço nas salas de moda mais exclusivas, Vera abriu caminho para futuras gerações de modelos brasileiras.

Qual era o papel de Vera na cena cultural brasileira dos anos 60 e 70?

Após retornar ao Brasil no final dos anos 1950, Vera Barreto Valdez mergulhou na efervescente cena cultural paulistana. Casou-se com o ator Luís Linhares e, mesmo com um casamento breve, teve uma filha. Foi nesse ambiente que ela encontrou sua paixão pela atuação, solidificando sua presença na indústria cinematográfica brasileira com filmes como "As Cariocas" (1966) e "O Homem Nu" (1971).

Qual o impacto da ditadura militar na vida de Vera?

A trajetória de Vera não foi apenas feita de glamour. Durante a ditadura militar, ela e seu segundo marido, Pedro de Moraes - filho do ilustre Vinícius de Moraes - enfrentaram perseguições severas. Presos sob a acusação de porte de cocaína, Vera viveu momentos terríveis no Doi-Codi, um dos tristes símbolos do regime, onde foi torturada. Esses tempos difíceis foram seguidos de exílio, mas a aprovação da Lei da Anistia, nos anos 80, trouxe Vera de volta ao Brasil.

Como Vera Barreto Leite se reintegrou ao cenário artístico nos anos 80?

Com o retorno foi emblemático, Vera lançou-se no Teatro Oficina ao lado de José Celso Martinez Corrêa, otimizando sua arte e vivências como atriz. As últimas contribuições de Vera para o teatro e o cinema, em "A Alegria É a Prova dos Nove" e a série "Cidade Invisível" (2023), reafirmaram seu talento e versatilidade como artista.

A história de Vera Barreto Leite Valdez é uma colcha de retalhos formada por passarelas brilhantes, resistência cultural e força diante da adversidade. Seu legado permanece vivo inspirando não apenas modelos, mas todos os que acreditam no poder transformador da arte.



Com informações da Agência Brasil

Tags