27° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Carnaval: Rio espera 8 milhões de foliões em blocos, bailes e desfiles

O Carnaval de rua do Rio de Janeiro está se preparando para receber cerca de 8 milhões de pessoas. Dentre essas, quase 7 milhões estarão participando dos mais de 400 blocos carnavalescos espalhados por toda a cidade. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão

05/02/2026

05/02/2026

O Carnaval de rua do Rio de Janeiro está se preparando para receber cerca de 8 milhões de pessoas. Dentre essas, quase 7 milhões estarão participando dos mais de 400 blocos carnavalescos espalhados por toda a cidade. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão de foliões são esperados no Sambódromo, Intendente Magalhães, Terreirão, Avenida Chile, Cinelândia e nos bailes populares. Toda essa movimentação faz parte do plano operacional para o Carnaval de 2026, conforme anunciado pela Riotur, sob a liderança de seu presidente, Bernardo Fellows.

Para garantir a segurança e organização do evento, o Centro de Operações e Resiliência terá à sua disposição 500 câmeras para monitoramento em tempo real. Isto inclui 24 câmeras estrategicamente posicionadas na Sapucaí e nos acessos principais. O uso de três drones está planejado para supervisionar a Passarela do Samba, tudo isso sendo transmitido por meio do maior videowall da América Latina, que proporciona uma visualização gigantesca e integrada através da composição de múltiplos monitores ou painéis de LED.

Como será a segurança para mulheres durante o carnaval?

Durante o Carnaval, uma mobilização especial dará suporte imediato a mulheres em situações de assédio e violência nos blocos. Profissionais especializadas, como psicólogas, assistentes sociais e advogadas, estarão disponíveis nos postos de atendimento distribuídos pela cidade. A secretária de Políticas para Mulheres, Joyce Trindade, destacou que:

“Em todos os locais com grande circulação de pessoas, teremos uma sinalização para que essa mulher possa pedir ajuda, que a direciona para o Mulher.Rio. Se não houver nenhuma equipe especializada no local, disponível para atendimento imediato naquele momento, ela consegue identificar qual é o ponto mais próximo onde pode pedir ajuda. Isso vale não só durante o carnaval, mas ao longo de todo o ano.”

Quais as recomendações de transporte durante o carnaval?

Diante do grande fluxo de pessoas e interdições previstas em várias partes da cidade, especialmente no Centro, a Prefeitura recomenda enfaticamente o uso de transporte público. Nos dias em que ocorrerão os desfiles do grupo especial, as linhas de ônibus e o BRT funcionarão 24 horas por dia. O metrô oferecerá serviço ininterrupto das cinco da manhã de sexta-feira de carnaval até a Quarta-feira de Cinzas. Já o VLT irá operar das cinco da manhã às onze da noite, durante o período de 13 a 22 de fevereiro.



Com informações da Agência Brasil

Tags