Na última sexta-feira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou um edital que pode lhe interessar se você se importa com a preservação da cultura brasileira. É sua chance de se envolver diretamente na proteção dos Sítios do Patrimônio Mundial Cultural aqui no país. Ao chamar a sociedade civil para participar dos Comitês Gestores desses sítios, o Iphan quer ampliar a atuação comunitária na salvaguarda de valorosos espaços culturais.
A inclusão social é, de fato, o centro deste edital, e já lhe adianto que ele abrange sítios renomados como os centros históricos de Salvador, Olinda, São Luís e Diamantina, assim como as icônicas Ruínas de São Miguel das Missões e a deslumbrante Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar. Até quem está em Brasília, cidade patrimônio, tem a chance de se engajar neste movimento.
Quem pode participar e como?
Se você faz parte de uma organização, grupo, comunidade ou coletivo que atua de alguma forma nessas localidades, sua participação é bem-vinda. Não importa se o grupo é formalizado ou não, basta atender a alguns critérios, como ter feito parte da candidatura de um sítio ou ser uma referência cultural na área.
As oportunidades não param por aí: se você é detentor de bens culturais imateriais tendo um desses sítios como referência, a sua participação pode ser ainda mais significativa. Este é um espaço para quem se dedica ao patrimônio cultural, à educação patrimonial ou à cultura em geral.
Quais são as funções dos representantes dos comitês?
Como representante, sua missão será acompanhar e sugerir medidas relativas ao plano de gestão e à preservação das áreas. É uma função essencial para garantir o uso sustentável e a articulação entre diferentes entes — sejam eles públicos, privados ou comunitários — envolvidos na gestão do local.
Como se inscrever?
Interessado? Então, é bom se apressar! As inscrições são aceitas até o dia 8 de março. Todo o procedimento pode ser feito acessando o formulário disponível no edital publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A expectativa é de que o resultado das seleções seja divulgado logo, entre 16 e 17 de março. Prepare-se para participar desse projeto que promete reformular e valorizar ainda mais nossa querida herança cultural brasileira!
Com informações da Agência Brasil