30° 26° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Já pensou em como um projeto bem estruturado pode transformar a vida de milhares de pessoas? É isso que vem acontecendo na Ilha de Maré, em Salvador, onde um projeto de desenvolvimento sustentável está mudando a rotina de cerca de 4 mil moradores. Localiz

07/02/2026

07/02/2026

Já pensou em como um projeto bem estruturado pode transformar a vida de milhares de pessoas? É isso que vem acontecendo na Ilha de Maré, em Salvador, onde um projeto de desenvolvimento sustentável está mudando a rotina de cerca de 4 mil moradores. Localizado em uma das ilhas da Baía de Todos-os-Santos, este projeto envolve 12 comunidades, das quais seis são reconhecidas como quilombolas.

Com o nome de "Planos de Bairro", a iniciativa, liderada pela Prefeitura de Salvador, visa unir líderes comunitários, autoridades locais, universidades e organizações em um esforço conjunto de diagnóstico e planejamento. Mas como esse projeto está contribuindo para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento? Vamos descobrir a seguir.

Como o projeto "Planos de Bairro" transforma a Ilha de Maré?

A iniciativa busca abordar desigualdades sociais e encontrar soluções viáveis para o crescimento sustentável da região. A pescadora quilombola Marizélia Lopes, por exemplo, destaca a imbricada relação entre sua atividade econômica e a natureza. "A gente não enxerga a natureza só como um espaço de exploração, a gente tem uma relação, a gente não consegue desassociar o que é natureza da gente, da vida da gente. Então a gente é a natureza, né?", afirma.

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global
Plano da ilha de Maré buscou a integração de líderes comunitários, poder público, universidades e organizações locais - Foto: Nilton Sousa/Prefeitura de Salvador

Quais outras soluções sustentáveis servem de inspiração?

A Ilha de Maré não está sozinha nessa iniciativa. Faz parte de um seleto grupo de 16 projetos que contam com o apoio do governo brasileiro e do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A proposta é que esses projetos se tornem referências para outros países em desenvolvimento.

No Recife, por exemplo, os Jardins Filtrantes no Parque do Caiara, uma iniciativa da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), estão tratando a água que desemboca no Rio Capibaribe. Foram plantadas 7,5 mil plantas aquáticas nativas que, juntas, formam um sistema natural de filtragem. "O Jardim do Caiara, inaugurado e renovado, é um espaço que posso curtir do lado da minha casa", relata a moradora Gabriela Machado.

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global
Projeto inclui a implantação de um sistema de jardins filtrantes na foz do Riacho do Cavouco - Foto: Giselle Cahú/CITinova

O que é o Programa Simetria Urbana?

Lançado em 2023, o Programa Simetria Urbana, em parceria com o ONU-Habitat, visa identificar e promover iniciativas sustentáveis que possam ser replicadas em outros cenários semelhantes ao redor do mundo. A chamada pública permitiu a inscrição de iniciativas por parte de governos locais e comunidades, abordando temas como habitação, mobilidade urbana e igualdade de gênero.

Como o projeto Marias na Construção promove igualdade de gênero?

Em Salvador, o projeto "Marias na Construção" oferece cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, mais de 600 mulheres já se beneficiaram. Janaína dos Santos, uma das participantes, compartilha seus planos: "Já terminei um curso agora e vou começar outros dois. Futuramente, quero fazer uma faculdade e ser uma grande mulher na construção".

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global
Programa Marias na Construção, da Prefeitura de Salvador, une igualdade de gênero, qualificação e geração de renda para mulheres em situação de violência doméstica - Foro: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Por que compartilhar experiências ajudará a fortalecer capacidades locais?

A parceria Brasil-ONU-Habitat acredita que experiências bem-sucedidas podem servir de inspiração para contextos similares em todo o Sul Global. "A publicação Simetria Urbana busca transformar boas práticas brasileiras em ferramentas concretas de cooperação", comenta a arquiteta Laura Lacastagneratte de Figueiredo. Com isso, o objetivo é facilitar intercâmbios e fortalecer projetos de desenvolvimento urbano sustentável.

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global
Arquiteta urbanista Laura Lacastagneratte de Figueiredo - Foto: Arquivo pessoal

Quais outras iniciativas foram destacadas?

O Brasil conta com diversas soluções inspiradoras, como formação de jovens para projetos socioambientais no Ceará, centros comunitários no Recife e desenvolvimento de ônibus híbrido em Maricá. Toda a lista dessas e outras iniciativas pode ser conferida no site do programa.



Com informações da Agência Brasil

Tags