26° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Rio, Minas e São Paulo têm alerta de “grande perigo” para chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sério de grandes perigos climáticos para este fim de semana, afetando milhões de pessoas espalhadas por Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Estão previstos, tanto no sábado quanto no domi

07/02/2026

07/02/2026

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sério de grandes perigos climáticos para este fim de semana, afetando milhões de pessoas espalhadas por Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Estão previstos, tanto no sábado quanto no domingo, risco de chuvas intensas que podem causar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra.

Nessas regiões, áreas como o Sul/Sudoeste de Minas, Sul do estado do Rio, Vale do Paraíba Paulista e as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo devem se preparar para acumulados de chuva superiores a 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia. Você estaria preparado para essa situação?

Imagem representando clima ruim

Como essas chuvas intensas vão te impactar?

Com um total de 123 municípios sob alerta vermelho de "grande perigo", cidades como a capital carioca, Angra dos Reis e Volta Redonda podem enfrentar sérios desafios. Se você vive nessas áreas, é importante se preparar emocional e fisicamente para os possíveis contratempos.

  • Desligue todos os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Fique sempre atento às alterações nas encostas.
  • Tente permanecer em um local seguro e abrigado.
  • Mantenha documentos e itens valiosos em sacos plásticos para proteção em caso de inundação.
  • Em caso de emergência, contate a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O que fazer em regiões sob alerta laranja?

Além dos estados do Sudeste, regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberam um alerta laranja, indicando perigo substancial, abrangendo áreas de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Se você mora nessas faixas, as condições de chuva variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos fortes de 60 a 100 km/h.

  • Atenção: evite abrigar-se sob árvores em caso de rajadas de vento para prevenir quedas e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Desconecte todos os aparelhos elétricos para evitar danos.

Esteja sempre preparado e mantenha-se informado, buscando mais orientações da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros para garantir sua segurança durante esse período.



Com informações da Agência Brasil

Tags