26° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Passistas comemoram o Dia do Frevo em Recife

Nesta segunda-feira (9), Recife, capital de Pernambuco, está em festa para celebrar o Dia do Frevo. Este ritmo vibrante e icônico, tão amado pelos pernambucanos, tem um dia inteiro de tributos e celebrações ao seu legado cultural e histórico tão significa

09/02/2026

09/02/2026

Nesta segunda-feira (9), Recife, capital de Pernambuco, está em festa para celebrar o Dia do Frevo. Este ritmo vibrante e icônico, tão amado pelos pernambucanos, tem um dia inteiro de tributos e celebrações ao seu legado cultural e histórico tão significativo.

No início da manhã, uma grande celebração tomou conta da Praça e Sinal do Derby, um dos lugares mais frequentados da cidade. Com muito entusiasmo, diversas companhias de dança participaram da Alvorada dos Passistas, embaladas por grupos como Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina. Foi um início de dia repleto de energia e paixão pela cultura local.

O que faz do frevo um símbolo tão especial para Recife?

Passistas comemoram o Dia do Frevo em Recife

Às 15h, o Almoço com o Frevo promete deixar o Centro Histórico de Recife ainda mais animado. Na Praça do Arsenal, se encontram a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, o Clube de Boneco seu Malaquias, a Cia de Dança Trapiá e a Escola de Frevo do Recife. As performances são uma celebração do espírito vibrante e eclético desse estilo musical e de dança.

Qual o clímax das comemorações do Dia do Frevo?

As atividades não param por aí. Às 17h, o espetáculo continua com mais de dez agremiações e grupos de música e dança percorrem o circuito Rio Branco - Arsenal. Estão no roteiro blocos como Madeira do Rosarinho, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Passistas de Zenaide Bezerra e Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão. O encerramento, marcado para as 18h na Praça do Arsenal, será a Apoteose dos Alegres Bandos, com várias apresentações musicais.

Como o frevo conquistou seu lugar na história?

Esta data é uma homenagem significativa ao pesquisador e escritor Evandro Rabello. Seus estudos revelaram que foi em 9 de fevereiro de 1907 que a palavra "frevo" foi usada pela primeira vez na imprensa, no Jornal Pequeno, em Recife. Essa manifestação cultural não só é essencial para a cultura pernambucana, como também é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e da Humanidade.

Curiosamente, no Brasil, o frevo tem mais um dia de celebração: 14 de setembro. A escolha deve-se ao jornalista Oswaldo Almeida, creditado por nomear o fenômeno cultural como "frevo". A origem do termo está na alteração fonética da palavra 'frever', que captava bem a efervescência das ruas durante o carnaval.



Com informações da Agência Brasil

Tags