32° 28° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Mortos em temporais em Juiz de Fora e Ubá chegam a 36

Uma sequência de fortes chuvas vem assolando a zona da mata mineira desde segunda-feira (23), resultando, até o momento, em 36 mortos, sendo 30 em Juiz de Fora e seis em Ubá, conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã de quarta-feira (25).Com

25/02/2026

25/02/2026

Uma sequência de fortes chuvas vem assolando a zona da mata mineira desde segunda-feira (23), resultando, até o momento, em 36 mortos, sendo 30 em Juiz de Fora e seis em Ubá, conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã de quarta-feira (25).

Com 31 pessoas ainda desaparecidas em Juiz de Fora e duas em Ubá, a busca incessante é pela esperança de um resultado positivo. Em meio às dificuldades, 208 pessoas já conseguiram ser resgatadas com vida em toda a região, proporcionando um alívio momentâneo para as equipes de resgate e familiares.

Qual a situação das chuvas em Juiz de Fora e Ubá?

Juiz de Fora tem registrado números alarmantes, com 584 milímetros de chuva acumulados somente em fevereiro, transformando este no mês mais chuvoso da história do município, com mais que o dobro da expectativa de precipitação. Já na cidade de Ubá, a situação também é crítica, com 170 milímetros de chuva concentrados em pouco mais de três horas, elevando o rio Ubá a 7,82 metros.

O que esperar do clima nos próximos dias?

A Defesa Civil estadual alerta para tempestades que ainda devem ocorrer nesta quarta-feira (25) por todo o estado. Essas podem vir acompanhadas de fortes chuvas, com acumulados de aproximadamente 40 milímetros, rajadas de vento que podem superar 70 km/h, e possibilidade de granizo. É prudente estar atento ao risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de árvores e destelhamentos, especialmente nas áreas mais suscetíveis.

“Recomenda-se atenção para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, além da possibilidade de queda de árvores e destelhamentos, especialmente em regiões mais vulneráveis”, diz a Defesa Civil.

Qual a resposta do governo às enchentes?

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, está em Juiz de Fora, garantindo que toda a assistência humanitária aos desalojados está sendo tratada com prioridade.

“Esta madrugada seis vítimas foram localizadas. A previsão é que o trabalho dos bombeiros ainda deve durar até cinco dias. Há muito escombro, muita lama para ser removida”, afirmou o governador, no programa Alô, Alô, Brasil, da Rádio Nacional.

Na tarde de terça-feira (24), o governo anunciou um auxílio de R$ 800 por pessoa desabrigada na região da Zona da Mata. Este recurso será destinado para que as prefeituras comprem itens essenciais.

"Nós temos centenas de pessoas desabrigadas, aí [este recurso] é para a prefeitura para comprar colchão, mantimento, roupa, enfim, para apoiar", declarou o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, em entrevista, no Palácio do Planalto.

Como está sendo o suporte na área da saúde?

Também na terça (24), equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde foram enviadas para auxiliar in loco. Médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais fazem parte das equipes que chegaram à região, levando kits de emergência, medicamentos e insumos, reforçando assim o suporte necessário para aqueles afetados pelas chuvas.



Com informações da Agência Brasil

Tags