28° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Cinema

Globo de Ouro 2026: Brasil faz história com "O Agente Secreto"

Filme de Kleber Mendonça Filho conquista dois prêmios e marca feito inédito para o cinema brasileiro no Globo de Ouro.

Ana Clara Vitor Ana Clara Vitor

12/01/2026

Ana Clara Vitor
Ana Clara Vitor

12/01/2026

Reprodução

O Brasil fez história no Globo de Ouro 2026 neste domingo (11), com a vitória do longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, em duas categorias: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme Dramático, com Wagner Moura. É a primeira vez que o país conquista dois prêmios em uma mesma edição da premiação.

Wagner Moura é o 1º brasileiro a vencer como Melhor Ator

O ator baiano venceu concorrentes de peso como Oscar Isaac e Dwayne Johnson, tornando-se o primeiro brasileiro a ganhar o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático. Em seu discurso, Wagner Moura agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho e destacou a importância da memória e dos valores diante de traumas históricos.

“Se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, declarou Moura. E completou em português: “Viva o Brasil e a cultura brasileira”.

Filme brasileiro vence após 27 anos na categoria internacional

Globo de Ouro 2026: Brasil faz história com "O Agente Secreto"

O Agente Secreto é o primeiro filme brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa desde Central do Brasil, em 1999. A produção retrata o retorno de um professor universitário ao Recife dos anos 1970, durante a ditadura militar, para reencontrar seu filho caçula.

Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça Filho mandou um "alô, Brasil", homenageou a equipe e especialmente Wagner Moura. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, disse o cineasta.

Relembre outras indicações brasileiras ao Globo de Ouro

Apesar de indicações em anos anteriores, como Central do Brasil (1999) e Ainda Estou Aqui (2025), o Brasil nunca havia conquistado dois prêmios em uma só edição. O Agente Secreto teve três indicações neste ano, incluindo a de Melhor Filme Dramático, que foi vencida por Hamnet: A vida antes de Hamlet.

Com duas vitórias marcantes, O Agente Secreto reforça o protagonismo do cinema nacional nas premiações internacionais. Compartilhe este feito histórico e continue acompanhando nosso portal para mais novidades do mundo do entretenimento e da cultura brasileira.

Tags