32° 20° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Preços de ingredientes para sopas diminuem no inverno

Você já percebeu uma queda nos valores dos produtos in natura ao fazer suas compras do mês? Pois é, isso se deve ao Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) junto com a Fundação Instituto de P

31/07/2025

31/07/2025

Você já percebeu uma queda nos valores dos produtos in natura ao fazer suas compras do mês? Pois é, isso se deve ao Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) junto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que revelou uma deflação de 6,03% em junho. Esse movimento impactou diretamente o preço dos alimentos em nossa mesa.

A pergunta que não quer calar: o que está acontecendo com os preços dos produtos in natura? A queda de preços neste mês foi bastante significativa nos legumes, que caíram 5,99%, e ainda mais nos tubérculos, com uma redução de 6,82%.

Legumes e tubérculos: Quais os maiores destaques?

Dentro da subcategoria dos legumes, houve uma expressiva redução nos preços de itens como cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Já nos tubérculos, as reduções mais significativas em junho foram para batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%).

O que está por trás dessa queda de preços?

Segundo o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, "a queda nos preços está ligada à melhoria nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços".

Impacto nos preços das proteínas

Não foram apenas os vegetais que surpreenderam neste período. As carnes bovinas e o frango também viram seus preços cair. Entre os cortes bovinos, as quedas de preço se destacaram no acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango também apresentou uma redução de 1,97%, enquanto o preço do arroz caiu 2,40%.

Se você quiser acompanhar mais de perto essas mudanças e o impacto que podem ter, siga o perfil da Agência Brasil no Instagram para informações atualizadas.



Com informações da Agência Brasil

Tags