A inadimplência entre as famílias paulistanas disparou em julho, alcançando seu ponto mais alto desde abril de 2024. Esta informação vem de um levantamento recente realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Curioso para entender o que está por trás desse aumento e como ele afeta a economia local?
De acordo com a pesquisa, o percentual de lares com contas em atraso na cidade de São Paulo subiu de 21,6% em junho para 22,1% em julho, totalizando 905,7 mil lares inadimplentes. Este número supera também o registrado no mesmo mês do ano passado, que foi de 19,9%. Quer saber como isso impacta diretamente as famílias e o que pode ser feito para reverter essa situação?
O que causou o aumento da inadimplência em São Paulo?
O levantamento ressalta que houve um acréscimo nos lares que não conseguem mais quitar suas dívidas, passando de 8,2% há um ano para 9,1% em julho. Essa questão pode estar ligada a fatores como o uso excessivo do cartão de crédito e a má gestão das finanças pessoais. O que você pode fazer para impedir que os juros das dívidas saiam do controle?
Famílias endividadas: como está a situação atualmente?
Interessantemente, mesmo com o aumento na inadimplência, o número geral de lares endividados na capital paulista apresentou uma queda. O total de famílias com dívidas caiu de 71,4% para 70,9%, afetando cerca de 2,9 milhões de famílias. Quanto você sabe sobre as principais causas de endividamento e como evitá-las?
Apesar desses números, a FecomercioSP otimista sugere que "as condições de renda estão gradualmente melhorando, com atrasos concentrados no curto prazo e baixo comprometimento da renda". Além disso, um mercado de trabalho aquecido e inflação mais controlada podem auxiliar a melhorar o cenário financeiro das famílias.
Quais são as soluções para sair da inadimplência?
Existem diversas estratégias que podem ajudar as famílias a sair do vermelho, como a renegociação de dívidas e a criação de uma reserva de emergência. Outro ponto crucial é o planejamento financeiro, que envolve revisar gastos, priorizar pagamentos e buscar orientação se necessário. Quais ações você pode implementar agora para melhorar suas finanças pessoais?
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente e entrevista cerca de 2,2 mil consumidores para entender melhor o cenário financeiro da população paulistana, analisando os níveis de endividamento e a pontualidade nos pagamentos. E você? Está por dentro de como esses fatores impactam seu cotidiano e sua cidade?
Acompanhe mais detalhes e insights sobre este assunto no nosso canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Com informações da Agência Brasil