Se você está por dentro do cenário de tecnologia e inovação, vai querer saber sobre o Rio Innovation Week (RIW) 2025, que acontece no Rio de Janeiro. Este evento, que começou na última terça-feira (12), promete negociar cerca de R$ 4 bilhões em negócios e gerar aproximadamente 22 mil empregos. Com o tema “Um olhar através da ética”, o RIW 2025 vai ter 40 palcos simultâneos, 2 mil startups e 300 expositores, trazendo uma programação diversa e repleta de inovações.
As perspectivas sobre o evento foram compartilhadas por Fábio Queiróz, presidente do comitê organizador do RIW. Segundo ele, a ideia é consolidar o Rio de Janeiro como um polo de tecnologia e inovação, sempre com um olhar ético ao avanço tecnológico. "O ser humano precisa estar no comando, respeitando a privacidade", afirmou Queiróz, destacando a importância de não nos esquecermos das nossas raízes, enquanto olhamos para o futuro.
Como a inteligência emocional se destaca na era da inteligência artificial?
No evento, o psicólogo e escritor Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, ressaltou o impacto transformador da inteligência emocional em nosso cotidiano. Goleman explica que, ao desenvolvermos essa habilidade, aumentamos nossa empatia e capacidade de transformação, tanto em nível pessoal quanto organizacional. Em suas palavras: “A inteligência emocional é uma habilidade definidora para o desempenho profissional e pessoal”.
Mesmo com os avanços da inteligência artificial, Goleman destaca que essas tecnologias não conseguem replicar a experiência emocional humana. A capacidade de gerenciar emoções e entender outros seres humanos continua sendo uma habilidade exclusivamente humana, afirmou durante sua palestra.
Por que o Rio quer investir em startups digitais?
Uma das grandes novidades do RIW 2025 foi o anuncio do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de que a prefeitura se tornará investidora de startups que criem soluções digitais para facilitar a vida dos cidadãos. A ideia é posicionar o Rio de Janeiro como um centro mundial de tecnologia. Durante o evento, será possível ver de perto testes e demonstrações dessas inovações em um ambiente onde a criatividade pode fluir livremente.
O que mais o Rio Innovation Week 2025 tem a oferecer?
Se você pensa que a RIW 2025 é só sobre negócios e tecnologia, está enganado. O evento traz ao palco figuras ilustres como o escritor Marcelo Rubens Paiva, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o cantor Ney Matogrosso, além do cientista James Daniel Whitfield, que abordará o tema da computação quântica. Estas presenças enriquecerão ainda mais a experiência, trazendo diferentes perspectivas e aprendizados.
Com informações da Agência Brasil