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ECONOMIA

Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio

Na última quinta-feira (14), o Consórcio Rota Agro Brasil sagrou-se vencedor no leilão de concessão das BRs 060 e 364, ligando os estados de Goiás e Mato Grosso, mais conhecidas como Rota Agro. O resultado traz expectativa de melhorias significativas na i

14/08/2025

14/08/2025

Na última quinta-feira (14), o Consórcio Rota Agro Brasil sagrou-se vencedor no leilão de concessão das BRs 060 e 364, ligando os estados de Goiás e Mato Grosso, mais conhecidas como Rota Agro. O resultado traz expectativa de melhorias significativas na infraestrutura rodoviária, beneficiando diretamente produtores e transportadores da região.

Com um lance audacioso, o consórcio destacou-se pela proposta de maior desconto na tarifa básica de pedágio, oferecendo 19,70%, e assim se consolidou como vencedor da disputa. Esta medida não só tem o potencial de reduzir custos para quem trafega pela rota, mas também representa um passo importante para a eficiência econômica dos estados envolvidos.

Como foi o desfecho do leilão?

O leilão, que contou com a participação de diversas empresas e consórcios, culminou em um acirrado embate entre o Consórcio Rota Agro Brasil e a Way Concessões. Foram necessários 22 lances na etapa final, em viva-voz, para que a Rota Agro Brasil saísse vitoriosa. As propostas apresentadas inicialmente incluíam descontos progressivos, mas a firme decisão do consórcio vencedor de oferecer uma redução significativa, de 17,18% para 19,70%, consolidou o resultado final.

Outras empresas, como o Consórcio Rota do Cerrado e V.F. Gomes Participações, não conseguiram avançar para a última fase. Esta etapa do processo ocorreu na prestigiada B3, em São Paulo, contando com a presença das autoridades Renan Filho, ministro dos Transportes, e Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

O que a concessão da Rota Agro promete para o futuro?

A Rota Agro é considerada um eixo vital para o escoamento agrícola do Centro-Oeste, e a concessão promete remodelar este panorama de logística regional. De acordo com o Ministério dos Transportes, prevê-se um impulso no escoamento da produção agrícola, uma maior eficiência na distribuição de alimentos e uma redução nas disparidades logísticas dos estados.

Essa concessão abrange um trecho de aproximadamente 490 quilômetros, que conecta Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). A previsão é de que ao longo dos próximos 30 anos o projeto inclua:

  • A duplicação de 45 quilômetros de rodovia;
  • A inserção de 150 quilômetros de faixas adicionais;
  • Construção de contornos viários e vias marginais;
  • Implementação de pontos de parada e descanso para caminhoneiros;
  • Construção de quatro novas passarelas para pedestres.

O estado atual das rodovias mostra que 80% das estradas em Mato Grosso apresentam bom estado de conservação, uma melhora considerável em relação a 2022. Em Goiás, o percentual de estradas bem conservadas aumentou para 86%, evidenciando os benefícios já percebidos de investimentos na infraestrutura rodoviária.



Com informações da Agência Brasil

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