25° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Exportações, emprego e investimentos tendem a recuar devido a tarifaço

O tarifaço norte-americano contra produtos brasileiros ameaça impactar de forma negativa as exportações do Brasil pela primeira vez em 21 meses. Mas não é só isso. Investimentos e índices de emprego na indústria nacional também estão na mira. O que será q

20/08/2025

20/08/2025

O tarifaço norte-americano contra produtos brasileiros ameaça impactar de forma negativa as exportações do Brasil pela primeira vez em 21 meses. Mas não é só isso. Investimentos e índices de emprego na indústria nacional também estão na mira. O que será que vem pela frente?

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou a Sondagem Industrial nesta quarta-feira (20), trazendo dados alarmantes. O índice de expectativa de exportações para os próximos seis meses sofreu uma queda de 5,1 pontos em agosto, atingindo os 46,6 pontos. Essa mudança drástica na expectativa pode ser um sinal de que tempos desafiadores estão por vir.

Como o tarifaço afeta o emprego e a produção?

De acordo com a CNI, a recente política comercial americana já está mostrando suas garras, afetando não apenas exportações, mas também o emprego industrial. Apesar de um aumento na produção, o número de empregos caiu em julho de 2025. O índice de expectativa para o número de empregados caiu 2 pontos, parando em 49,3. Isso indica uma crença entre os empresários de que novas contratações não são esperadas para os próximos seis meses.

“Após recuar dois pontos em agosto, o índice de expectativa de número de empregados caiu para 49,3 pontos. Isso significa que os empresários acreditam que a quantidade de postos de trabalho no setor não vai mais subir nos próximos seis meses.” – CNI

Apesar desse cenário de desaquecimento no emprego, a produção industrial cresceu, com o índice atingindo 52,6 pontos em julho, acima dos 50 pontos, sinalizando aumento em relação a junho.

Investimentos estão ameaçados?

Empresários estão mais cautelosos quando se trata de investir. O índice de intenção de investimento caiu 1,6 ponto, fixando-se em 54,6 pontos – o menor nível desde outubro de 2023. Ainda assim, está acima da média histórica de 52,5 pontos, o que pode trazer alguma esperança para o cenário.

No entanto, a estabilidade da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) mantida em 71% desde julho de 2024, ainda proporciona um resquício de otimismo. Esse índice subiu dois pontos percentuais desde julho de 2023, quando estava em 69%.

Estoques e o impacto da nova realidade econômica

Os estoques, por sua vez, parecem estar sob controle. O índice de evolução do nível de estoques registrou 50,1 pontos, e o estoque efetivo em relação ao planejado foi de 49,9 pontos. Isso indica que os estoques estão ajustados conforme o planejado pelos empresários industriais.

A Sondagem Industrial entrevistou 1.500 empresas entre 1º e 12 de agosto de 2025, abrangendo 601 pequenas empresas, 518 de médio porte e 381 grandes indústrias.

Tarifaço e suas consequências

Com informações da Agência Brasil

Tags