A partir das 10h desta sexta-feira, 22 de agosto, cerca de 1,9 milhão de brasileiros finalmente vão poder acertar as contas com o Leão. Isso mesmo, a Receita Federal vai liberar a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda de 2025, incluindo também restituições residuais de anos passados. Essa é uma oportunidade para você descobrir se está entre os 1.884.035 contribuintes que receberão um total de R$ 2,92 bilhões. Está curioso?
Quer saber se o seu nome está nessa lista? Não precisa esperar mais! A maior parte desses milhões vai para quem não tinha prioridade no reembolso – aqueles que deixaram para declarar lá no finzinho do prazo. Será que você é um deles?
Como saber se você está no quarto lote de restituição?
Para descobrir se sua restituição está nesse lote, a dica é acessar a página da Receita Federal. Clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição". Tudo muito simples e prático! Você também pode verificar isso pelo aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. Fique atento: o pagamento está agendado para o dia 29 de agosto diretamente na conta ou chave Pix informada na sua declaração.
Quem são os contemplados do lote?
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 que usaram a declaração pré-preenchida e/ou Pix;
- 72.434 entre 60 a 79 anos;
- 22.841 com principal renda no magistério;
- 13.515 acima de 80 anos;
- 7.821 com deficiência física ou mental ou doença grave.
Importante notar que, mesmo aqueles que não tinham prioridade por lei, ao combinarem a declaração pré-preenchida com o Pix, ganharam um pouco mais de atenção este ano.
O que fazer se sua restituição não for depositada?
Todo cuidado é pouco, certo? Se, por algum motivo, sua restituição não cair na conta indicada – seja porque ela foi desativada ou por outro motivo –, os valores ainda estarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, basta você agendar o crédito em qualquer conta em seu nome através do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras regiões, ou 0800-729-0088 para deficientes auditivos.
Mas atenção: se você deixar passar esse um ano, a coisa fica um pouquinho mais complicada. Você terá que acessar o Portal e-CAC, ir até "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e solicitar a "restituição não resgatada na rede bancária". É um processo que requer um pouco mais de paciência.
Com informações da Agência Brasil