Imagine um túnel submerso, ligando Santos a Guarujá, no litoral paulista. Sim, essa grande obra de infraestrutura está prestes a começar e dois grupos estrangeiros estão na disputa para torná-la realidade. A espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil são as protagonistas deste leilão, que ocorrerá na próxima sexta-feira, às 16h, na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
Com um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto conta com apoio significativo dos governos federal e estadual, que irão investir juntos até R$ 5,14 bilhões. Tudo isso para oferecer uma ligação mais rápida e eficiente entre essas cidades, deixando para trás um percurso que pode levar até uma hora ou mais.
O que está em jogo no leilão do túnel Santos-Guarujá?
Os grupos Acciona e Mota-Engil estão na linha de frente para competir no leilão que definirá quem será o responsável pela construção e operação do túnel pelos próximos 30 anos. A Acciona já possui experiência relevante em São Paulo, gerenciando as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, enquanto a Mota-Engil acaba de fechar um contrato importante com a Petrobras.
Como o túnel Santos-Guarujá vai transformar a travessia?
Com 1,5 km de extensão, o túnel submerso será o primeiro desse tipo no Brasil. Desta extensão, 870 metros serão imersos, os quais serão construídos a partir de módulos de concreto pré-moldados posicionados no fundo do canal portuário. Mais do que uma obra monumental, a travessia incluirá faixas adaptadas para VLT, ciclovia e passagem para pedestres, o que promete reduzir o tempo de travessia para cerca de dois minutos!
Quais são os benefícios esperados para a região?
- Redução drástica no tempo de travessia entre Santos e Guarujá;
- Desafogamento do tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni;
- Aumento na capacidade de escoamento do Porto de Santos;
- Transformação na mobilidade urbana para mais de 720 mil habitantes.
Além destes, a obra vem com expectativa de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, melhorando a dinâmica econômica local e incentivando o turismo.
Por que este projeto é estratégico para o Brasil e para a economia local?
“O túnel Santos–Guarujá é uma das obras mais emblemáticas do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e marca um novo tempo para a mobilidade urbana e a infraestrutura do Brasil. Essa obra vai encurtar distâncias, gerar empregos, fortalecer o turismo, dinamizar a economia local e ampliar a eficiência logística do Porto de Santos”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A expectativa é que esta obra emblemática marque um novo tempo para a mobilidade urbana e para a infraestrutura do país, com impactos diretos sobre a economia e a vida dos moradores de Santos e Guarujá.
Com informações da Agência Brasil