29° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

Sabe aquelas decisões econômicas, que parecem distantes, mas impactam diretamente o seu bolso? Hoje é dia de uma dessas decisões! O Comitê de Política Monetária (Copom) está em reunião para definir a nova taxa básica de juros, ou Selic, algo que pode mexe

16/09/2025

16/09/2025

Sabe aquelas decisões econômicas, que parecem distantes, mas impactam diretamente o seu bolso? Hoje é dia de uma dessas decisões! O Comitê de Política Monetária (Copom) está em reunião para definir a nova taxa básica de juros, ou Selic, algo que pode mexer com o mercado e afetar suas finanças pessoais. Essa reunião, que ocorre a cada 45 dias, coloca frente a frente o presidente e diretores do Banco Central (BC) por dois dias seguidos.

Na última vez em que estiveram juntos, nos dias 29 e 30 de julho, o Copom decidiu manter a Selic em 15% ao ano. Esta decisão foi uma resposta ao cenário internacional instável, especialmente devido às políticas dos Estados Unidos, e à inflação que ainda teima em ficar acima da meta. Mas o que será que vem por aí desta vez? Vamos explorar isso agora!

O que o Copom leva em conta na hora de decidir a Selic?

Cada reunião do Copom é um processo meticuloso. Os membros absorvem uma série de apresentações técnicas do corpo de especialistas do BC antes de tomar suas decisões. Mas o que eles observam especificamente? As discussões giram em torno da evolução e das perspectivas das economias do Brasil e do mundo, avaliando a liquidez e observando o comportamento dos mercados.

Os fatores cruciais? A situação inflacionária, as contas públicas, a atividade econômica e o cenário externo. Tudo é exaustivamente avaliado com base no macroeconômico. Isso tudo para garantir que a inflação fique dentro da linha fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

"As decisões do Copom são tomadas visando que a inflação medida pelo IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] situe-se em linha com a meta definida pelo CMN", esclarece o BC.

Por que a Selic é tão importante para você?

Manter a inflação sob controle é um dos principais objetivos do Banco Central, utilizando a Selic como instrumento-chave. Mas, como a elevação da Selic impacta o seu dia a dia? Em suma, juros mais altos visam conter uma demanda aquecida. Isso pode aumentar os preços, já que o crédito fica mais caro, e estimulam a poupança. Para você, isso pode significar juros mais altos em empréstimos e financiamentos.

No entanto, quando o cenário é de queda da Selic, o crédito tende a ficar mais acessível, incentivando o consumo e a produção, o que por sua vez pode diminuir o controle sobre a inflação, mas estimula a economia.

E as atas? Publicadas até quatro dias úteis após a reunião, elas são um detalhe importante, pois refletem o pensamento e a decisão detalhada de cada membro do Copom.

"Uma vez definida a taxa Selic, o BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião", explica o BC em sua página na internet.



Com informações da Agência Brasil

Tags