Cerca de 249 mil contribuintes que enfrentaram a famosa "malha fina" da Receita Federal conseguiram regularizar suas pendências e devem ver um alívio no bolso em breve. Nesta sexta-feira, dia 28, a Receita Federal faz a esperada liberação do lote de restituições da malha fina de novembro, incluindo também restituições de anos anteriores que ficaram pendentes.
No total, serão 214.310 contribuintes que receberão uma quantia expressiva de R$ 494,09 milhões. Deste montante, R$ 296,95 milhões serão destinados àqueles que têm prioridade no reembolso. O que isso significa para você? Um dinheirinho extra sempre vem a calhar, não é mesmo?
Quem tem prioridade no reembolso?
Dentro do grupo de contribuintes prioritários estão 138.164 pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix. Além deles, recebem atenção especial os contribuintes que têm idade entre 60 e 79 anos, aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave, e também aqueles com mais de 80 anos.
Já os 30.867 contribuintes que não possuem prioridade, mas ainda assim regularizaram sua situação, também poderão respirar aliviados ao receber suas devidas restituições.
Como verificar a restituição?
A consulta para saber se você está na lista pode ser feita de maneira muito prática! Desde o último dia 21, basta acessar a página da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar em “Consultar a Restituição”. E se preferir, você também pode fazer essa consulta através do aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Quando e como ocorre o pagamento?
O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Se, por acaso, você não estiver nessa lista, é bom dar uma conferida no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Possui alguma pendência? Envies uma declaração retificadora e aguarde os próximos lotes.
E se aconteceu de a conta informada na declaração ter sido desativada, a restituição ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, você pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou via Central de Relacionamento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
E se o valor não for resgatado?
Se passado um ano e a restituição não for resgatada, você terá que requisitar o montante através do Portal e-CAC. Entre no site, acesse “Declarações e Demonstrativos”, vá em “Meu Imposto de Renda” e encontre o campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária."
Com informações da Agência Brasil