29° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), os passageiros do Metrô em São Paulo poderão pagar suas tarifas de maneira mais prática e moderna. Graças a um novo projeto, haverá a possibilidade de usar cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximaçã

01/12/2025

01/12/2025

A partir desta segunda-feira (1º), os passageiros do Metrô em São Paulo poderão pagar suas tarifas de maneira mais prática e moderna. Graças a um novo projeto, haverá a possibilidade de usar cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. Esse avanço, que já está em teste nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, será expandido em dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata. O projeto inicial é de seis meses, e a ideia é ver como os passageiros reagem e ajustar o que for necessário. Não é uma oportunidade para facilitar seu dia a dia?

A novidade busca melhorar a experiência de viagem de muitas formas. Essa mudança representa um passo importante rumo à modernização do transporte na cidade, prometendo rapidez, conveniência e mais integração digital aos usuários. Imagine não precisar mais se preocupar em ter o bilhete em mãos, ou em carregar dinheiro para o transporte público! Curioso para saber como isso vai funcionar na prática?

Quais cartões serão aceitos no Metrô de São Paulo?

Os cartões aceitos inicialmente serão da Mastercard, Visa e Elo, contanto que estejam habilitados para pagamentos por aproximação. É importante mencionar que neste primeiro momento, cartões virtuais em smartphones ou smartwatches não serão suportados. Caso deseje utilizar esse serviço, será possível pagar somente uma passagem por cartão em um intervalo de 30 minutos, ou seja, após esse período o mesmo cartão poderá ser utilizado novamente.

Como será a operação nas catracas?

De acordo com informações do Metrô, em cada estação haverá uma catraca especificamente destinada ao pagamento com cartões de débito e crédito. Elas estarão devidamente sinalizadas e, em locais de grande movimento, promotores identificados estarão à disposição para orientar o uso dos cartões novos.

“A novidade traz como principais benefícios aos passageiros a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos; mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico; integração com meios digitais, permitindo utilizar cartões cadastrados em carteiras eletrônicas ampliando o leque de opções ao passageiro e melhorando o fluxo nas estações”, informa o Metrô.

Quais estações já aceitam o pagamento por aproximação?

Na Linha 1-Azul, as estações que já aceitam esse novo meio de pagamento incluem: Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, dentre outras. Além disso, muitas dessas estações contam com orientadores para auxiliar os usuários em caso de dúvidas.

Já na Linha 3-Vermelha, você encontrará essa opção nas estações Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, entre outras. Essas estações foram escolhidas estrategicamente devido ao grande volume de passageiros que recebem diariamente.

Quais linhas receberão a tecnologia a seguir?

Em dezembro, a adoção do pagamento por aproximação se estenderá para as linhas 2-Verde e 15-Prata. Para a Linha 2-Verde, isso incluirá as estações: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas e outras. Quanto à Linha 15-Prata, as estações a serem incluídas serão São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, entre outras, oferecendo ainda mais comodidade aos usuários dessas linhas.

Por isso, se você é um usuário frequente do Metrô em São Paulo, fique atento a essas inovações que estão por vir. Este é apenas o começo de um sistema de transporte mais rápido e moderno.



Com informações da Agência Brasil

Tags