BC Protege+: em três dias, foram barradas mais de 3 mil tentativas de fraudes bancárias. O sistema, lançado recentemente pelo Banco Central, tem se mostrado crucial na proteção de indivíduos e empresas contra fraudes na abertura de contas. Até o balanço mais recente, 193,8 mil pessoas já haviam ativado o serviço, permitindo que as instituições financeiras realizassem 3,04 milhões de consultas para identificar possíveis aberturas fraudulentas de contas.
O BC Protege+ foi disponibilizado ao público na última segunda-feira (1º) e já está trazendo resultados significativos. Como um serviço gratuito, ele fortalece a segurança na abertura de contas-corrente, poupança e pré-pagas, garantindo que consumidores e empresas estejam protegidos contra fraudes.
Quer saber como funciona essa proteção? Ao ativar o BC Protege+, você informa oficialmente que não deseja abrir novas contas, ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. Esse aviso é levado muito a sério pelas instituições financeiras, que são obrigadas a consultar o sistema antes de qualquer abertura de conta. Assim, ele atua como uma camada de defesa adicional contra fraudes de identidade e uso indevido dos seus dados.
Como ativar o BC Protege+?
- Primeiro, faça login na área autenticada do Meu BC com sua conta do gov.br, sendo necessário ter um nível prata ou ouro, e a verificação em duas etapas habilitada;
- Localize o serviço BC Protege+ e realize a ativação da proteção;
- Colaboradores de empresas registrados também têm a opção de ativar essa proteção em nome da organização.
A sua escolha fica registrada no sistema. Dessa forma, as instituições financeiras são informadas automaticamente desse desejo quando consultam seus dados.
Como proceder com a desativação?
Precisa abrir uma conta ou ser incluído em outra? Basta acessar novamente o BC Protege+ para desativar a proteção temporariamente. O Banco Central recomenda que você programe uma data para a reativação automática, assegurando que sua segurança seja rapidamente restabelecida após esse procedimento.
Lembrando que esse serviço é 100% gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento que seja necessário.
Com informações da Agência Brasil