34° 27° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Inflação de 0,18% em dezembro faz IPCA voltar para meta do governo

Em novembro, a inflação oficial do Brasil registrou alta de 0,18%. Com esse resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 4,46% nos últimos 12 meses. Essa variação trouxe o índice de volta ao limite da meta inflacionária defin

10/12/2025

10/12/2025

Em novembro, a inflação oficial do Brasil registrou alta de 0,18%. Com esse resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 4,46% nos últimos 12 meses. Essa variação trouxe o índice de volta ao limite da meta inflacionária definida pelo governo, que é de até 4,5% ao ano.

O IPCA esteve fora desse intervalo de tolerância por um período prolongado de 13 meses. A divulgação dos dados mais recentes ocorreu nesta quarta-feira (10), e foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agora, vamos entender como essa mudança pode impactar a economia e o dia a dia do cidadão.

Como a meta de inflação funciona?

O governo estabelece uma meta de inflação de 3% ao ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Isso significa que o índice deve se manter entre 1,5% e 4,5%. Desde 2025, essa meta passou a ser avaliada a partir dos 12 meses anteriores, e não apenas ao final do ano.

Se o índice ultrapassar essa faixa por seis meses consecutivos, a meta é considerada não cumprida. No boletim Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira (08), a previsão é que a inflação ao final de 2025 seja de 4,40%. Confira mais detalhes clicando aqui.

O papel do Copom e a Selic

Na noite desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá sobre a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 15% ao ano. Este é o nível mais alto desde julho de 2006, quando a taxa chegou a 15,25%.

Essa trajetória de alta começou em setembro do ano passado, à medida que o BC tentava controlar a escalada da inflação. Juros altos encarecem o crédito, desestimulando investimentos e consumo, funcionando assim como um freio econômico.

O que é o IPCA e como ele é calculado?

O IPCA mede o custo de vida de famílias que ganham entre um e 40 salários mínimos, atualmente de R$ 1.518. Ele envolve a coleta de preços de 377 produtos e serviços, em dez regiões metropolitanas -- como Belém, Fortaleza e Belo Horizonte -- além de capitais como Brasília e Campo Grande.

Agora que você tem essas informações, pode ficar mais por dentro das decisões econômicas e saber como elas podem impactar você e o país. Acompanhe as atualizações e esteja preparado para possíveis mudanças no cenário econômico.



Com informações da Agência Brasil

Tags