Se você acompanha de perto o desempenho da economia brasileira, o crescimento do setor de serviços nos últimos meses deve ter chamado sua atenção. Em outubro, esse segmento, que abrange atividades tão diversas quanto transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação, registrou um avanço de 0,3% em relação a setembro. Esse é um marco que simboliza a nona alta consecutiva, refletindo a resiliência e a vitalidade deste setor crucial para a economia nacional.
Desde fevereiro, o setor de serviços segue em uma sequência de crescimento impressionante, acumulando um avanço de 3,7% e atingindo o mais alto nível de atividade já registrado. Com isso, supera em 20,1% o patamar que tinha antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como o setor de serviços está se destacando na economia?
O ano de 2025 tem sido notável para os serviços, pois superou a sequência recorde de crescimento de oito meses ocorrida entre fevereiro e setembro de 2022. Embora na ocasião o crescimento acumulado fosse de 5,6%, a trajetória atual reflete uma consistência positiva para o setor. Apenas em outubro, comparado ao mesmo mês de 2024, houve uma alta de 2,2%, enquanto o acumulado em 12 meses apresentou uma expansão sólida de 2,8%.
Quais os setores que alavancaram este crescimento?
Quando se detém nas categorias que impulsionaram esse avanço, cinco grandes setores se destacam:
- Serviços prestados às famílias: 0,1%
- Informação e comunicação: 0,3%
- Serviços profissionais e administrativos: 0,1%
- Transportes, armazenagem e correio: 1%
- Outros serviços: 0,5%
Rodrigo Lobo, que gerencia a pesquisa, destaca que o crescimento no transporte aéreo e no rodoviário de cargas merece atenção especial. No caso do transporte aéreo, o aumento de passageiros transportados refletiu em maiores receitas para as companhias aéreas. Já o transporte rodoviário de cargas cresceu com a ajuda dos fretes para a escoação da safra agrícola recorde e as entregas do comércio eletrônico.
Como o turismo tem se comportado neste cenário?
A pesquisa também revela dados positivos para o turismo, com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) crescendo 0,8% em outubro, se comparado ao mês anterior, e uma alta de 6% nos últimos 12 meses. Isso situou as atividades turísticas 12,7% acima do nível pré-pandemia, ficando apenas 1% abaixo do pico observado em dezembro de 2024.
O Iatur abrange 22 das 166 atividades de serviços investigadas, incluindo hotéis, agências de viagens e transporte aéreo de passageiros, com informações de diferentes unidades da federação brasileira.
Qual é o panorama atual da conjuntura econômica?
A Pesquisa Mensal de Serviços é a última de três análises conjunturais publicadas mensalmente pelo IBGE. Nos levantamentos mais recentes, a indústria mostrou variação positiva de 0,1% em outubro, enquanto o comércio cresceu 0,5% em comparação ao mês anterior.
Com informações da Agência Brasil