Se você é um dos milhões de brasileiros cadastrados no CadÚnico, novas oportunidades podem estar à sua espera. O Banco do Brasil, em parceria com o Programa Acredita no Primeiro Passo, oferece um microcrédito produtivo orientado, especialmente voltado para quem deseja empreender. Este sistema de crédito não só visa apoiar financeiramente, mas também carrega um componente educativo, tudo isso para garantir que você possa dar aquele passo inicial no mundo dos negócios com mais segurança.
Assinado recentemente em Brasília, este acordo entre o Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome tem como foco expandir o acesso ao microcrédito a nível nacional, com atenção especial para as regiões Sul e Sudeste, onde a demanda ainda é crescente. Mas afinal, o que significa tudo isso para você?
Como funciona o Programa Acredita no Primeiro Passo?
Esse programa impressionante já movimentou R$ 13 bilhões desde o seu lançamento no ano passado. E se você está perguntando como tudo isso funciona, aqui vai a resposta: tudo começou com a Lei 14.995. Em apenas um ano, o programa já viabilizou mais de 190 mil operações de crédito orientado. O foco está nas famílias cadastradas no CadÚnico, com uma atenção especial às mulheres, que receberam 68% dos recursos. E, acredite, a taxa de inadimplência é impressionante: somente 0,36%.
Quais são os benefícios do microcrédito orientado?
Além do acesso a financiamentos, o programa oferece algo igualmente valioso: cursos profissionalizantes e suporte para a entrada no mercado de trabalho. Mais de 2 milhões de pessoas já se beneficiaram desses cursos, e essa qualificação tem levado muitos cadastrados do CadÚnico a novos postos de emprego formais. Ao todo, as iniciativas não são apenas sobre crédito, mas sobre proporcionar conhecimentos e habilidades para transformar oportunidades em realidade.
Quem pode participar e como?
- Perfil: Pessoas entre 16 e 65 anos com informações atualizadas no Cadastro Único.
- Público prioritário: Mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e tradicionais.
- Ofertas do programa:
- Microcrédito com juros reduzidos e apoio especializado
- Cursos profissionalizantes
- Apoio para o ingresso no mercado de trabalho ou para começar seu próprio negócio
- Local para atendimento:
- Salas do Empreendedor do Sebrae
- Bancos públicos como o Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco do Brasil
- Cooperativas de crédito e agências de fomento parceiras
Objetivo: Tudo isso visa a promoção da geração de renda, o empreendorismo e a inclusão produtiva das famílias de baixa renda no CadÚnico.
Com informações da Agência Brasil