27° 26° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

Beneficiários com NIS final 8 recebem Auxílio Gás nesta sexta

Você sabia que os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8 estão recebendo, nesta sexta-feira (19), o Auxílio Gás de dezembro? O valor deste benefício chega

19/12/2025

19/12/2025

Você sabia que os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8 estão recebendo, nesta sexta-feira (19), o Auxílio Gás de dezembro? O valor deste benefício chega a R$ 110. Este programa, que está previsto para durar até o final de 2026, atende cerca de 4,4 milhões de famílias somente neste mês. Desde que a Emenda Constitucional da Transição foi aprovada em 2022, assegurou-se que o benefício permaneceria em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

Vamos entender melhor quem tem direito a este auxílio? Ele é pago a cada dois meses, seguindo o calendário do Bolsa Família, com os pagamentos finalizados no dia 23 de dezembro para aqueles cujo NIS termina em 0. Somente as pessoas incluídas no CadÚnico, e que tenham ao menos um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), podem acessar o Auxílio Gás. E vale lembrar: a preferencia é dada à mulher responsável pela família, com um enfoque especial em mulheres vítimas de violência doméstica.

Por que o programa Gás do Povo é importante?

Em setembro, o governo federal deu um passo importante ao lançar o programa Gás do Povo, que está destinado a substituir gradualmente o Auxílio Gás. A ideia é mudar a dinâmica: em vez de oferecer o valor em dinheiro, as famílias poderão retirar a recarga do botijão de gás diretamente nos pontos de revenda credenciados. Essa mudança não é apenas logística, mas também busca aumentar significativamente o número de beneficiados, pretendendo alcançar cerca de 15 milhões de famílias.

No final de novembro, o Gás do Povo já havia começado a fazer diferença para 1 milhão de famílias. Esse novo sistema foi implementado nas capitais Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina, unindo forças para atender as populações que mais precisam.



Com informações da Agência Brasil

Tags