26° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
ECONOMIA

BC Protege+ bloqueia 111 mil tentativas de fraude em um mês

Imagine um sistema capaz de bloquear milhares de tentativas de fraude bancária antes mesmo que ocorram. É exatamente isso que o BC Protege+ tem feito desde que foi lançado, há pouco mais de um mês. Até agora, o serviço conseguiu impedir 111 mil tentativas

06/01/2026

06/01/2026

Imagine um sistema capaz de bloquear milhares de tentativas de fraude bancária antes mesmo que ocorram. É exatamente isso que o BC Protege+ tem feito desde que foi lançado, há pouco mais de um mês. Até agora, o serviço conseguiu impedir 111 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas. No total, 545 mil pessoas já ativaram essa proteção, proporcionando tranquilidade na abertura de contas financeiras. Interessado em saber como funciona?

A ideia por trás do BC Protege+ é genialmente simples: oferecer uma camada extra de segurança gratuita para quem não quer se preocupar com a abertura indevida de contas em seu nome. Desde seu lançamento, em dezembro, instituições financeiras já realizaram 33 milhões de consultas ao sistema para validar pedidos. Quem aderiu ao serviço e as instituições financeiras sabem muito bem do que estou falando, mas você ainda pode estar se perguntando: como exatamente posso ativar essa proteção?

O que é o BC Protege+?

O BC Protege+ é uma ferramenta essencial para quem dá valor à segurança de seus dados pessoais. Por meio deste serviço, você comunica que não deseja abrir novas contas ou ser colocado como titular em contas de terceiros. Isso reduz drasticamente a chance de ser vítima de fraudes relacionadas à identidade, principalmente na abertura de contas-corrente, poupança e contas pré-pagas.

Como posso ativar a proteção?

Ativar o BC Protege+ é fácil e rápido. Basta seguir esses passos:

  • Acesse a área logada do Meu BC usando uma conta gov.br nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativa.
  • No portal, localize o serviço BC Protege+ e ative a proteção para seu CPF ou, se for o caso, para a empresa que você representa.
  • Esse registro ficará visível para as instituições financeiras, que são obrigadas a checar o sistema antes de abrir qualquer conta em seu nome.

O que fazer se eu quiser abrir uma conta?

Mesmo com toda a proteção, às vezes é necessário abrir uma conta nova ou entrar como titular. Em situações como essa, você deve:

  • Voltar ao BC Protege+ e desativar temporariamente a proteção.
  • Agendar uma data para reativar automaticamente a segurança, assegurando que sua proteção volta ao normal após o procedimento.

Todo o processo é gratuito e pode ser ajustado de acordo com suas necessidades, garantindo que sua tranquilidade e segurança estejam sempre à mão.



Com informações da Agência Brasil

Tags