Você sabia que o prazo para aposentados e pensionistas solicitarem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS foi prorrogado? Agora, o novo prazo vai até 20 de março. Essa decisão do governo federal surge em meio às instabilidades enfrentadas por beneficiários no sistema Meu INSS, desde a última segunda-feira (19).
Originalmente, o prazo iria até 14 de fevereiro. O INSS informou, por meio de uma nota, que está em contato constante com a Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, para buscar explicações e soluções.
A Dataprev ainda anunciou uma manutenção programada que deixará os sistemas fora do ar de 27 de janeiro até 1º de fevereiro.
Quantos beneficiários já foram ressarcidos?
De acordo com o último balanço do INSS, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já receberam seus ressarcimentos, totalizando R$ 2,8 bilhões. No entanto, ainda há 850 mil aposentados e pensionistas que podem solicitar a devolução. Esse número faz parte das 6,2 milhões de contestações registradas de cobranças indevidas.
O que revelou a Operação Sem Desconto?
A operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), chamada de Operação Sem Desconto, trouxe à tona as fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre o INSS e entidades associativas. Essa investigação resultou no afastamento de parte da alta administração do instituto, em abril. A iniciativa de prorrogação do prazo para o ressarcimento busca garantir que todos os prejudicados possam recuperar seus valores de maneira simplificada, sem necessitar de ação judicial.
Como você pode pedir a devolução?
Se você é um dos beneficiários lesados e deseja solicitar seu ressarcimento, há diversos canais à disposição:
- Meu INSS – seja pelo aplicativo ou site, você pode fazer login no Portal Gov.br e abrir seu pedido;
- Telefone 135 – atendimento grátis disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Agências dos Correios – usufrua do suporte gratuito disponível em mais de 5 mil unidades espalhadas pelo país.
Com informações da Agência Brasil