Cerca de 183 mil contribuintes que caíram na malha fina estão prestes a regularizar suas pendências com o Leão. A Receita Federal começa a realizar os pagamentos do lote da malha fina de janeiro nesta sexta-feira (30), incluindo ainda restituições residuais de anos anteriores. Se você fez parte desse grupo, é hora de conferir seus dados.
No total, 182.959 contribuintes receberão R$ 403,65 milhões. Esse valor será distribuído entre contribuintes prioritários e não-prioritários. Quer saber se você está entre eles? Vamos descobrir como isso acontece.
Como saber se você está na lista de restituição?
As restituições estão organizadas para diferentes grupos de contribuintes. Veja se você se enquadra em um deles:
- 124.065 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
- 27.295 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 15.951 contribuintes sem prioridade específica;
- 7.868 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 4.692 contribuintes acima dos 80 anos;
- 3.088 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.
Como fazer a consulta?
A consulta está disponível desde o dia 23. Para verificar, acesse a página da Receita Federal na internet. Clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição". Também há a opção de consulta através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Como o pagamento será realizado?
O valor será transferido para a conta ou chave Pix do tipo CPF indicada na sua declaração do Imposto de Renda. Caso você não encontre seu nome na lista, é aconselhável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Havendo pendências, envie uma declaração retificadora e aguarde os próximos lotes de pagamento.
E se o valor não cair na minha conta?
Se por algum motivo a restituição não for creditada, como em caso de conta desativada, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, você pode agendar o crédito em uma conta de sua titularidade usando o Portal BB ou contactando a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais locais) ou 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).
E se eu não retirar o valor no prazo?
Após um ano, caso a restituição não seja retirada, você precisará requisitar no Portal e-CAC. Acesse o menu "Declarações e Demonstrativos", vá em "Meu Imposto de Renda" e clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária."
Com informações da Agência Brasil