25° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Esportes

Judô: Leonardo Gonçalves leva bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

O judô brasileiro brilhou no Grand Slam de Abu Dhabi, uma das penúltimas oportunidades para os competidores garantirem lugar em competições internacionais, com uma performance que rendeu três medalhas de bronze para o Brasil. Um destes bronzes foi conquis

30/11/2025

30/11/2025

O judô brasileiro brilhou no Grand Slam de Abu Dhabi, uma das penúltimas oportunidades para os competidores garantirem lugar em competições internacionais, com uma performance que rendeu três medalhas de bronze para o Brasil. Um destes bronzes foi conquistado por Leonardo Gonçalves, um nome de peso na categoria até 100 quilos. A performance no torneio dos Emirados Árabes Unidos é mais um passo significativo na carreira dos judocas brasileiros, que já se preparam para o último grande desafio do ano, o Grand Slam de Tóquio.

Conseguiu Leonardo Gonçalves garantir seu lugar no pódio?

Sim, e foi no último dia do evento, dia 30 de outubro, que Leonardo Gonçalves, lutando até 100 kg, assegurou sua medalha de bronze. Ele entrou com tudo, derrotando adversários difíceis ao longo do caminho. Sua jornada começou com uma vitória sobre o eslovaco Benjamin Mataseje, mas encontrou um obstáculo ao enfrentar o húngaro Zsombor Veg. Contudo, ele não desistiu: na repescagem, venceu Dzhakhongir Madzhidov e, na disputa pelo bronze, superou o holandês Simeon Catharina.

Quem mais subiu ao pódio?

A disputa por medalhas foi acirrada. Na categoria de Leonardo, o ouro ficou com Arman Adamian, da Rússia, que venceu Idar Bifov na final. Nikoloz Sherazadishvili, georgiano naturalizado espanhol, também compartilhou o bronze com Leonardo. Já no sábado, Rafaela Silva e Daniel Cargnin garantiram seus bronzes nas categorias até 63 kg e 73 kg, respectivamente, somando para o resultado positivo do Brasil no Grand Slam de Abu Dhabi.

Qual foi o desempenho dos outros brasileiros?

Os paulistas Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak, ambos competindo na categoria até 90 kg, não tiveram a mesma sorte. Apesar de ocuparem boas posições no ranking, foram eliminados cedo, com Rafael sendo derrotado por Vadim Ghimbovschi e Marcelo caindo diante de Nemanja Majdov.

Quais os próximos passos para os judocas brasileiros?

O Grand Slam de Tóquio, programado para 6 e 7 de dezembro, será o próximo e último compromisso internacional dos judocas nesta temporada. É esperado que a equipe brasileira se prepare intensamente para fechar o ano com chave de ouro.



Com informações da Agência Brasil

Tags