25° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Esportes

São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares de 2025 acabaram, e o estado de São Paulo saiu como grande vencedor do maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Com a participação de nada menos que 316 atletas de todo o Brasil, a competição

01/12/2025

01/12/2025

As Paralimpíadas Escolares de 2025 acabaram, e o estado de São Paulo saiu como grande vencedor do maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Com a participação de nada menos que 316 atletas de todo o Brasil, a competição trouxe momentos inesquecíveis e a confirmação da hegemonia paulista no pódio.

Você já parou para pensar por que São Paulo é tão imbatível nessas competições? Com esta vitória, o estado soma seu 13º título nas Paralimpíadas Escolares, um evento que para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) significa mais do que apenas esportes; é uma celebração de oportunidades e um catalisador de sonhos. Saiba mais sobre esse fenômeno!

Como foi a performance de São Paulo nesta edição?

Para garantir seu 13º título no evento, São Paulo acumulou um total de 725 pontos, muito à frente de Minas Gerais, que ficou com a segunda posição ao somar 336 pontos, e de Santa Catarina, que alcançou a terceira posição com 330 pontos.

Qual a importância das Paralimpíadas Escolares?

As palavras do presidente do CPB, José Antônio Freire, sintetizam a grandeza do evento: “Realizar mais uma edição das Paralimpíadas Escolares é motivo de enorme orgulho. Estamos diante de algo muito maior do que um evento esportivo: estamos fortalecendo oportunidades, ampliando horizontes e construindo futuros.” Sob a gestão de Freire pela primeira vez, as Paralimpíadas reafirmam seu papel crucial na descoberta de talentos e na transformação de vidas.

Quais modalidades foram disputadas?

A competição de 2025 foi dividida em duas etapas fundamentais. De 17 a 21 de novembro, os jovens talentos competiram no atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas. Já o palco mudou de modalidade entre 26 e 28 de novembro, com disputas em natação, vôlei sentado, futebol para paralisados cerebrais (PC), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.

Se você quer acompanhar todos os acontecimentos e apoiar seus atletas favoritos, não perca nenhuma novidade. Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp e esteja sempre informado sobre o que acontece de melhor no cenário esportivo nacional!



Com informações da Agência Brasil

Tags