22° 19° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
Mundo

EUA revogam vistos de integrantes do governo ligados ao Mais Médicos

Imagine você, acompanhando as reviravoltas da política internacional, quando recebe a notícia: os Estados Unidos decidiram revogar os vistos de alguns integrantes do governo brasileiro relacionados ao programa Mais Médicos. Entre os que tiveram a autoriza

14/08/2025

14/08/2025

Imagine você, acompanhando as reviravoltas da política internacional, quando recebe a notícia: os Estados Unidos decidiram revogar os vistos de alguns integrantes do governo brasileiro relacionados ao programa Mais Médicos. Entre os que tiveram a autorização cancelada estão Mozart Júlio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde, e Alberto Kleiman, coordenador-geral para a COP30.

Foi o secretário de Estado, Marco Rubio, quem comunicou essa decisão na última quarta-feira (13). Segundo Rubio, foram impostas restrições de visto a diversos funcionários do governo brasileiro e ex-membros da Organização Pan-Americana da Saúde. A alegação é que todos estariam envolvidos num suposto esquema de exportação de trabalho forçado pelo regime cubano.

Por que o programa Mais Médicos é alvo de polêmica?

Logo após a decisão dos EUA, o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, expressou seu descontentamento. Em suas palavras, o Mais Médicos, assim como o Pix, sobreviverá a ataques que ele considera injustificados. Ele ressaltou que não irá ceder àqueles que perseguem vacinas, cientistas e agora pessoas importantes para o programa, que foi uma das marcas de sua primeira passagem pelo ministério.

O Mais Médicos foi uma iniciativa que começou em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, buscando integrar médicos cubanos ao sistema de saúde brasileiro até 2018. Recentemente, em 2023, o governo atual decidiu reavivar a iniciativa, renomeando-a para Mais Médicos para o Brasil.

O que está por trás da decisão dos EUA?

A decisão de revogar os vistos faz parte de uma série de situações delicadas entre Brasil e Estados Unidos. O contexto de política interna nos EUA também não pode ser ignorado. No passado, durante a administração de Trump, houve um cancelamento de vistos de figuras-chave do STF brasileiro, incluindo Alexandre de Moraes. Isso ocorreu após situações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. As investigações resultaram, inclusive, no uso de tornozeleira eletrônica e medidas cautelares sobre Bolsonaro.

Esses eventos mostram a complexidade das relações diplomáticas e os impactos que podem ter tanto dentro do Brasil quanto no cenário internacional.



Com informações da Agência Brasil

Tags