25° 21° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
Mundo

Brasil e Nigéria negociam ampliar as trocas comerciais e de tecnologia

A relação entre Brasil e Nigéria ganha novo fôlego com foco no comércio e tecnologia. Durante a visita do presidente nigeriano, Bola Tinubu, a Brasília nesta segunda-feira (25), o presidente Lula destacou a importância de expandir o intercâmbio econômico

25/08/2025

25/08/2025

A relação entre Brasil e Nigéria ganha novo fôlego com foco no comércio e tecnologia. Durante a visita do presidente nigeriano, Bola Tinubu, a Brasília nesta segunda-feira (25), o presidente Lula destacou a importância de expandir o intercâmbio econômico e tecnológico entre as duas nações.

"A última vez que um chefe de estado nigeriano esteve em Brasília foi em 2009. Por anos, a Nigéria foi nosso maior parceiro comercial na África. Mas, na última década, o intercâmbio diminuiu drasticamente. De dez bilhões de dólares em 2014, passamos a dois bilhões de dólares. Duas das maiores economias da América do Sul e da África, devem ter um intercâmbio muito maior".

Brasil e Nigéria negociam ampliar as trocas comerciais e de tecnologia
Presidente Lula durante reunião com presidente da Nigéria, Bola Tinubu, por Ricardo Stuckert/PR

Nesta visita de Estado, foram assinados acordos em diversas áreas, incluindo cultura, serviços aéreos, ciência e tecnologia, e diálogo político.

Por que a Nigéria quer uma parceria com a Petrobras?

O presidente nigeriano, Bola Tinubu, não hesitou em expressar o desejo de estreitar laços com a Petrobras. "Queremos ser um ativo promissor e com grandes possibilidades. Nós temos o maior repositório de gás. Então, eu não vejo porquê a Petrobras não entre como parceira da Nigéria o mais rápido possível. E eu agradeço a promessa do presidente Lula que isso será feito assim que possível." Essa parceria potencial pode abrir novas oportunidades para ambos os países no setor energético.

Aposta no livre comércio: uma estratégia conjunta?

Em relação à economia, o presidente Lula reafirmou, com ênfase, a importância de apostar no livre comércio, especialmente em meio ao ressurgimento do protecionismo e do unilateralismo. Essa posição conjunta pretende fortalecer a economia de ambos os países, ao mesmo tempo que busca integrar suas economias no panorama global.

O que há de novo para a COP30?

A pauta climática também esteve em destaque. Lula falou sobre a expectativa pela participação de países africanos na COP30, que acontecerá em Belém, Pará, em novembro. O presidente brasileiro estendeu um convite a Tinubu para apoiar a iniciativa do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, uma proposta que visa criar um modelo de financiamento para remunerar países que possuem florestas tropicais, alinhando interesses ambientais com incentivos financeiros. Essa proposta é parte dos esforços do Brasil para se posicionar como um líder em sustentabilidade global.



Com informações da Agência Brasil

Tags