29° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
Mundo

Terremoto deixa 800 mortos no Afeganistão; Talibã pede apoio

Imagine-se em um cenário onde a terra treme e tudo ao seu redor começa a desmoronar. No Afeganistão, um terremoto devastador de magnitude 6 abalou o país, resultando em mais de 800 mortos e quase 3 mil feridos. A tragédia ocorreu entre as províncias de Ku

01/09/2025

01/09/2025

Imagine-se em um cenário onde a terra treme e tudo ao seu redor começa a desmoronar. No Afeganistão, um terremoto devastador de magnitude 6 abalou o país, resultando em mais de 800 mortos e quase 3 mil feridos. A tragédia ocorreu entre as províncias de Kunar e Nangarhar, uma área notoriamente montanhosa e quase inacessível, dificultando ainda mais o trabalho das equipes de resgate. O Talibã, que está à frente do governo afegão, já apelou para a ajuda internacional, enfatizando a gravidade da situação.

Os desafios não pararam por aí. A infraestrutura vulnerável, composta por frágeis casas de barro e pedra, não resistiu aos tremores, especialmente aos fortes tremores secundários, levando à completa destruição de pelo menos três vilarejos em Kunar. Além disso, o impacto do terremoto chegou a ser sentido no Paquistão. Diante desse cenário, o Afeganistão, já sofrendo com crises humanitárias, vê seus recursos ainda mais pressionados. Feridos resgatados dos escombros foram transportados de helicóptero para hospitais próximos em uma corrida contra o tempo para salvar vidas.

O que aconteceu com o voo de Ursula von der Leyen?

Enquanto isso, em um acontecimento curioso, o sistema de GPS do avião da chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen, ficou bloqueado durante um voo para a Bulgária. As suspeitas apontam para uma possível interferência russa. Apesar do incidente, graças à destreza dos controladores de tráfego aéreo usando sistemas de navegação terrestres, a aeronave conseguiu pousar em segurança. A visita de Ursula buscava solidificar apoio à Ucrânia, destacando a tensão nas fronteiras da Rússia e adjacências, mas até o momento, o governo russo não ofereceu nenhum comentário em relação a essas suspeitas.

Como a China está moldando a nova ordem mundial?

A paz e a ordem global, por outro lado, foram tema de debate na Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai. O presidente chinês, Xi Jinping, não poupou palavras ao defender um novo modelo de governança global, mais equilibrado e justo, criticando indiretamente os Estados Unidos por práticas de "guerra fria, hegemonismo e protecionismo". A reunião, que contou com a presença de líderes como Vladimir Putin da Rússia e Narendra Modi da Índia, reforçou a aliança e o estreitamento dos laços entre China e Rússia. Xi Jinping comprometeu-se com investimentos significativos visando a criação de um banco de desenvolvimento para fortalecer a cooperação econômica entre os países do bloco. Esta nova etapa pode significar uma mudança significativa na dinâmica internacional de poder e influências.



Com informações da Agência Brasil

Tags